Garibaldi Alves pede ‘atenção total’ do governo à seca no Nordeste
O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), em discurso nesta quinta-feira (12), pediu “atenção total” do governo para a seca intensa que assola a região Nordeste, prejudicando a economia e a população nordestinas.
– É inconcebível nos dias atuais nos depararmos com cenas grotescas, como as que vemos na TV, que nos remetem ao século passado, quando a falta de alimentos e água, tanto para o consumo como para a criação de rebanhos, se traduzia em tragédias que hoje não podemos mais admitir – disse.
Para o senador, apesar de o governo já estar agindo, com uma medida provisória que destinou R$ 706 milhões para atender aos municípios atingidos pela seca (MP 566/2012), é fundamental que os esforços sejam intensificados, especialmente no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento. Ele sugeriu que as obras de transposição do rio São Francisco sejam aceleradas, para garantir a construção de canais de irrigação nas áreas mais carentes de água.
Na opinião do parlamentar, os projetos destinados ao combate à seca são lentos e morosos para ser implantados e padecem de burocracia excessiva, o que por si só aumenta os efeitos da seca e o sofrimento do homem nordestino.
Garibaldi Alves também afirmou ser necessário intensificar as medidas destinadas a suprir as comunidades mais carentes de abastecimento de água, com a perfuração de poços e a construção de barragens e açudes.
O senador registrou a realização de obras que ampliam a estrutura hídrica e a distribuição dos estoques de água, implantadas pelo governo do Rio Grande do Norte, como as adutoras de Carnaúba do Dantas e Caicó e a instalação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais.
12/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi Alves lamenta situação causada pela seca no Nordeste
Garibaldi Alves sugere medidas urgentes para enfrentamento da seca no Nordeste
Garibaldi Alves apela por obras de infraestrutura para combater efeitos da seca no Nordeste
Garibaldi Alves parabeniza governo federal por ações contra a seca
ARRUDA DIZ QUE IDA DE FHC AO NORDESTE DEMONSTRA ATENÇÃO DO GOVERNO À SECA
Garibaldi pede ação emergencial para minimizar efeitos da seca do Nordeste