Garibaldi chega da Rússia e diz que comércio brasileiro com russo irá triplicar e chegar a US$ 5 bi
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse nesta quinta-feira (29) que o comércio bilateral com a Rússia deve triplicar e atingir o volume total de US$ 5 bilhões, como resultado de esforço conjunto dos dois governos e de empresários dos dois países. Garibaldi esteve na Rússia há uma semana, em viagem comercial com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o senador João Batista Motta (PPS-ES) e 34 empresários.
O senador disse que a Rússia é um país em franco processo de reconstrução institucional e econômica, que cresce 4% ao ano e pode ser um grande parceiro comercial do Brasil. -Precisamos ainda resolver algumas pendências, como as cotas de frango produzido em Santa Catarina, e agregar produtos de maior valor do que carne e frango, itens principais da nossa pauta de exportação para a Rússia-, disse.
O ministro Furlan, os parlamentares e os 34 empresários brasileiros estiveram reunidos com as autoridades comerciais da Rússia e mais de cem empresários.
- Volto convencido de que estamos no caminho certo no comércio exterior, nossa pauta de exportações vai ser ampliada, e lembro a exortação patética do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, -exportar ou morrer-. Não morreremos, ao contrário, vamos exportar cada vez mais - disse Garibaldi Alves Filho.
29/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Embargo russo à carne brasileira pode chegar ao fim, diz ministro
Garibaldi Alves recebe embaixador russo
Turismo brasileiro marca presença no mercado russo
ACM SAÚDA VISITA DE PRESIDENTE DO SENADO RUSSO AO CONGRESSO BRASILEIRO
Garibaldi representará Senado na Rússia
Cinema brasileiro em festivais na França e Rússia