Garibaldi pede ajuda do governo para prejuízos das enchentes
O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) pediu nesta quinta-feira (29) ajuda do governo federal para recuperar os prejuízos causados pelas chuvas no Rio Grande do Norte.
- Felizmente não temos vítimas a lamentar, mas temos prejuízos materiais na nossa infra-estrutura, com a destruição de pontes, de estradas e de açudes - assinalou. Ele sugeriu que o governo federal e os governos dos estados atingidos pelas enchentes façam um levantamento da situação e comecem a tomar as providências o mais rápido possível, para não desperdiçar o excelente inverno e a boa safra agrícola que certamente virá.
Garibaldi avaliou que o Ministério da Integração Nacional "já está tardando", mas que é preciso fazer justiça, pois o ministério não tem recursos para atender essa emergência, que só pode ser atendida com recursos extraordinários do Ministério da Fazenda.
A crise do leite causada pela concordata da Parmalat também foi abordada pelo senador. Ele lembrou que a empresa quis instalar-se no Rio Grande do Norte e chegou a comprar leite dos pequenos produtores, mas o governo estadual, em conjunto com o federal, reativaram o Programa do Leite e asseguraram um preço compatível com a compra de 168 mil litros dos 400 mil produzidos no estado.
O senador José Maranhão (PMDB-PB) disse que o normal do Nordeste é a seca e o descaso com que é tratado pelo governo federal. "Para não haver exceção à regra, o descaso é o mesmo quando chove", afirmou. Maranhão também elogiou o modelo adotado pelo governo potiguar para a produção leiteira e sugeriu que o Ministério da Agricultura estenda a iniciativa a outros setores.
29/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela relata situação de Roraima com as enchentes e pede ajuda do governo federal
Mão Santa pede ajuda para atingidos por enchentes no Piauí
NABOR PEDE AJUDA PARA COMBATE ÀS ENCHENTES NO ACRE
Ana Rita pede ajuda para vítimas de enchentes no Espírito Santo
Marco Maciel pede ajuda federal para Pernambuco, que sofre com enchentes
Petecão pede ajuda para produtores rurais afetados por enchentes no Acre