Gasolina brasileira terá teor de enxofre reduzido a partir de 2014



A partir de 1º de janeiro de 2014, a gasolina comum comercializada em todo o território nacional terá o teor de enxofre reduzido para 50 mg/kg em substituição aos 800 mg/kg atuais. A medida da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), prevista na Resolução 40/2013, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (28).

 O objetivo é reduzir a emissão de enxofre na atmosfera em 94%, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e para a diminuição de doenças respiratórias. O aumento da qualidade da gasolina comum também melhora o desempenho dos motores automotivos, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a durabilidade.

As novas especificações das gasolinas de uso automotivo permitem antecipar o cumprimento, para toda a frota circulante no País, das determinações da etapa L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), conforme estabelece a Resolução Conama nº 415, de 24 de setembro de 2009, que determina os limites máximos de emissão de poluentes para veículos leves do ciclo Otto.

Fonte: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis



30/10/2013 18:11


Artigos Relacionados


Brasil terá gasolina com baixo teor de enxofre a partir de 2014, diz ANP

Gasolina brasileira está com 94% menos enxofre em 2014

Petrobras vai comercializar diesel com baixo teor de enxofre a partir de janeiro

ANP aprova abastecimento com Diesel de baixo teor de enxofre a partir de janeiro de 2012

Site da Petrobras mostra lista de postos com diesel de baixo teor de enxofre

BNDES aprova financiamento de R$ 1,1 bi para produção de diesel com baixo teor de enxofre