Geraldo Alckmin defende a redução de custos e da burocracia para quem tirar a Carteira de Habilitação
Governo também pede adiamento de prazo para adaptação das autoescolas paulistas à medida
O governador Geraldo Alckmin defendeu nesta quarta-feira, 8, a redução de custos e da burocracia para quem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma resolução do Denatran, que está em vigor desde 1° de janeiro, exige aulas práticas em um simulador de trânsito para aqueles que vão tirar sua primeira habilitação.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
Estima-se que a exigência federal - que recria condições adversas encontradas pelo condutor nas vias - gere aumento de até 20% no valor cobrado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidos como autoescolas, no processo de habilitação. Para o governador, "a tecnologia é para reduzir custos e para facilitar a vida das pessoas".
As declarações foram feitas no Palácio dos Bandeirantes, durante o anúncio da criação de vagas de ensino técnico no Estado de São Paulo. O Detran.SP encaminhou ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) destacando a necessidade de mais 90 dias para a adaptação das autoescolas às novas exigências.
O Governo também defende que as novas horas-aula no simulador sejam contadas como aulas práticas. Segundo o governador, se não for feito desta forma, a medida "está criando mais um custo, um aumento que pode chegar a R$ 200".
O Governo do Estado de São Paulo também discute com representantes da categoria, como o Sindicato das Auto Moto Escolas, e as empresas fornecedoras dos equipamentos, medidas para que a inclusão da prática nos simuladores não gere custos adicionais ao cidadão.
Da Assessoria de Imprensa do Detran.SP
01/08/2014
Artigos Relacionados
Confirmada retenção de carteira por até 30 dias para quem dirigir com problemas na habilitação
Alckmin fala sobre redução de custos do Governo de SP
Alckmin extingue secretaria e decreta redução de custos
Carteira Nacional de Habilitação para estrangeiros
Dinheiro da Cide pode passar a ser usado para cobrir custos da habilitação de motoristas profissionais
Serviço: Detran passa a utilizar sistema de autenticação digital para Carteira de Habilitação