Geraldo Mesquita critica negligência no repasse de recursos para pesquisa na Amazônia
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) leu em Plenário, nesta segunda-feira (21), denúncia enviada por e-mail ao seu gabinete sobre o não aproveitamento de 33 pesquisadores em um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançado por edital em 2006. O objetivo do programa é estimular a interatividade e a fixação de recursos humanos na região amazônica, por meio da concessão de bolsas de estudos para pesquisas na área.
Segundo a denúncia, feita a Mesquita por uma selecionada para o concurso exigido para o programa de pesquisa do governo, já faz quase um ano que o edital foi publicado e os pesquisadores selecionados sequer foram chamados para o trabalho - que deveria ter começado em 1º de julho de 2006. Conforme explicou o senador, os recursosdeveriam sair do Fundo Setorial da Amazônia, do governo federal, "que até agora não repassou nenhum centavo".
- Eu trago essa denúncia-reclamação, porque, lendo o que me enviou a pesquisadora, me reporto a um questionamento que tenho. Governos se sucedem nesse país, mas a postura que observo com relação à minha Amazônia ora é de descaso, ora de desleixo, ora é de falta de compromisso, ou as três coisas reunidas ao mesmo tempo - protestou Geraldo Mesquita Júnior, informando que a pesquisadora que lhe fez a denúncia aguarda os recursos do governo para iniciar pesquisa sobre doenças da Amazônia.
21/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Schneider diz que negligência do governo impede repasse de recursos para o Estado
Geraldo Mesquita Júnior critica o governo por não liberar recursos de emendas ao orçamento
Geraldo Mesquita quer garantir recursos para o Conselho de Economia Solidária
Geraldo Mesquita defende pequenos produtores da Amazônia
Geraldo Mesquita protesta contra licitação de terras na Amazônia
Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior