Geraldo Mesquita pede ao governador do DF atenção a seminário de biodiversidade



Em nome do Parlamento do Mercosul, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) reiterou nesta segunda-feira (31) pedido ao governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), para que o receba em audiência sobre a realização do Seminário de Biodiversidade a se realizar de 5 a 9 de julho, no Jardim Botânico de Brasília. A audiência, informou, foi solicitada há um mês e dez dias e até agora o governo do DF não se manifestou sobre o assunto.

- Quero fazer uma solicitação formal ao governador do DF. Há muita gente, muitas instituições interessadíssimas na realização desses eventos, que podem se constituir em algo muito positivo para sua gestão do DF - sugeriu, ao insistir na audiência.

O senador informou que os países do Mercosul e do Caribe irão participar do Seminário de Biodiversidade e outros eventos simultâneos, o 1º Fórum de Biodiversidade das Américas e a 19ª Reunião de Jardins Botânicos Brasileiros, uma parceria entre o parlamento do Mercosul e o Jardim Botânico da capital federal.

O senador acrescentou que diversas entidades já estão se mobilizando para trazer técnicos, pesquisadores, cientistas e especialistas em biodiversidade para debater o tema e o meio ambiente entre os quais o Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Meio Ambiente (MMA), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Itaipu Binacional,entre outras instituições.

Mercosul

Mesquita Júnior avalia que até agora o processo de integração do Mercosul não passa de "ficção", tamanha a burocracia que a população da região enfrenta para transitar de umpaís para o outro.O senador acredita que o Mercosul só se tornará realidade quando deixar de ser "mero amontoado de interesses comerciais", beneficiando apenas empresários e o grande capital, e venha a beneficiar os cidadãos dos países associados com serviços de saúde e segurança integrados, entre outros benefícios.

- O cidadão "mercosulino" deveria transitar pela América Latina sem qualquer embaraço, sem que precisasse preencher qualquer formulário, sendo recebido de braços abertos onde chegasse: argentinos no Brasil, uruguaios no Paraguai, brasileiros na Argentina ou na Bolívia ou no Chile, seja onde for. Quando eu penso em Mercosul, eu penso nessa integração. Enquanto o Mercosul permanecer como um amontoado de interesses comerciais nós não chegaremos nem perto de realizarmos esse grande sonho da integração - lamentou.

O parlamentar mencionou a existência de algumas iniciativas que apontam nesse sentido como a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). Ele destacou também a importância de a população brasileira votar diretamente para a eleição de parlamentares brasileiros para compor o Parlamento do Mercosul. Lembrou que 90% da população brasileira desconhece o Mercosul e que possivelmente esse número deve ser semelhante nos outros países componentes do bloco.

Os senador Paulo Paim (PT-AC), em aparte, concordou com o enfoque da integração levar em conta os interesses da população e não meramente os interesses comerciais. Já o senador Alvaro Dias (PR), companheiro de partido, salientou a existência de críticas ao atual modelo do bloco que, avalia, precisa de "novo desenho" e que o bloco traga maiores ganhos econômicos ao Brasil. O senador considera que os candidatos à Presidência devem expressar qual o modelo de Mercosul que desejam.



31/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita pede maior atenção do governo a pequenos proprietários de terras

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Mesquita Júnior pede atenção do Congresso ao Mercosul

ATENÇÃO: Governador Geraldo Alckmin inaugura Casa do Trabalhador 'Mário Covas'

ATENÇÃO: Governador Geraldo Alckmin inaugura Casa do Trabalhador 'Mário Covas'

ATENÇÃO: Governador Geraldo Alckmin inaugura Casa do Trabalhador 'Mário Covas'