Gestores se reúnem para discutir assistência social



Secretários e representantes das secretarias de assistência social de estados e municípios e do governo federal participaram nessa quarta-feira (19), em Brasília (DF), da 128ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite, a primeira realizada neste ano. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Serviços de Acolhimento para Adultos e Famílias foram os principais temas abordados. Também serão apresentados dados e indicadores das equipes volantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). 

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Denise Colin, presidiu o encontro. Participaram também da reunião o secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona, que, em sua fala, comemorou o sucesso do Plano Brasil Sem Miséria, destacando a conquista de um milhão de matrículas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a busca ativa, que só foram possíveis graças à mobilização dos estados e municípios.

O secretário executivo ressaltou os avanços dos serviços de assistência social e de infraestrutura, principalmente das equipes volantes e da qualificação dos profissionais. “São mais de 40 mil em processo de capacitação.” Cardona falou ainda sobre a importância do programa Viver sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - e do plano de enfrentamento ao crack e outras drogas. Também destacou que “é preciso concluir o regramento do Programa de Prestação Continuada (BPC) e pactuar, ao longo desse período, a certificação da assistência social e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”.

Articulação 

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais. Ela é formada pelas três instâncias do Sistema Único de Assistência Social (Suas): a União, representada pelo MDS; os estados, representados pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e os municípios, representados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A CIT viabiliza a Política Nacional de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação de aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A comissão se reúne mensalmente para discutir temas de assistência social.

Fonte: 
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 



20/03/2014 13:45


Artigos Relacionados


Técnicos participam de seminário sobre Sistema Único de assistência social

Conselho Nacional de Assistência Social aprova expansão de recursos para reforçar busca ativa

Consulta pública sobre assistência social no País continua até outubro

Comissão vai expandir serviços de proteção social

Encontro de gestores da região Sul discute combate à extrema pobreza

Municípios nordestinos se articulam para enfrentar extrema pobreza