GILVAM HOMENAGEIA BARBOSA LIMA SOBRINHO
Gilvam destacou a unificação da classe jornalística realizada por Barbosa Lima em seu primeiro mandato como presidente da ABI, em 1926. O trabalho como advogado também foi lembrado pelo senador, quando Barbosa Lima defendeu o retorno da Light (empresa canadense que fornecia eletricidade) ao estado do Rio de Janeiro.
- Em 1976, contestou o primeiro contrato de risco para exploração do petróleo brasileiro, firmado pelo governo Geisel com a British Petroleum. E manteve essa postura até a morte, atacando o atual governo por sua posição entreguista em relação ao nosso petróleo - disse Gilvam.
O senador lembrou ainda que Barbosa Lima Sobrinho também fundou e presidiu o Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon). Segundo Gilvam, foi no Modecon que Barbosa Lima lutou, "com garra e afinco, contra as privatizações indiscriminadas, contra as mudanças constitucionais que atingiriam as conquistas sociais e poderiam quebrar os princípios da ordem econômica".
O senador Amir Lando (PMDB-RO) lembrou dois artigos em que Barbosa Lima destacou seu trabalho como relator da CPI do Orçamento. O senador Sebastião rocha (PDT-AP) associou-se à homenagem. O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) destacou o patriotismo de Barbosa Lima, "que falta a muitos brasileiros". O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) assinalou que, além de jornalista e político, Barbosa Lima trabalhou como advogado, muitas vezes gratuitamente, na defesa de pessoas perseguidas pela ditadura militar.
09/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
SIMON HOMENAGEIA 103º ANIVERSÁRIO DE BARBOSA LIMA SOBRINHO
SUPLICY LAMENTA MORTE DE BARBOSA LIMA SOBRINHO
SUPLICY LAMENTA MORTE DE BARBOSA LIMA SOBRINHO
APROVADO REQUERIMENTO DE HOMENAGEM A BARBOSA LIMA SOBRINHO
SUPLICY ELOGIA ESPÍRITO ÉTICO DE BARBOSA LIMA SOBRINHO
SATURNINO: BARBOSA LIMA SOBRINHO FOI "FAROL PARA OS BRASILEIROS"