Gomes solicita mais cargos para o Corpo de Bombeiros




"Não quero levar 15 anos para ser promovido". O desabafo de um dos sargentos bombeiros reunidos hoje à tarde (13/11), na Assembléia Legislativa, foi ouvido pelo deputado José Gomes (PT). A reunião dá continuidade à mobilização dos representantes de classe dos bombeiros de todo o Estado que querem mudanças em seu Plano de Carreira. "O objetivo é abrir mais espaço à ascensão profissional da categoria na Brigada Militar, com tratamento isonômico", afirma Gomes, um ex-policial da corporação, em seu terceiro mandato legislativo.

Considerando-se em desvantagem na BM, os participantes do encontro solicitam um projeto do Executivo Estadual que transfira vagas excedentes do policiamento ostensivo para o corpo de bombeiros. "Enquanto os sargentos policiais levam, em média, seis anos para mudar de graduação, os bombeiros de mesmo nível esperam onze anos para conseguir o mesmo", justifica Gomes, que não vê ônus para o Estado ou comprometimento para a carreira dos servidores do policiamento ostensivo. "A lei de 1997 tem falha grave, e é possível mudá-la sem prejuízo a ninguém", esclarece.

Em julho último, o parlamentar enviou à Secretaria da Justiça e da Segurança pedido de alteração em artigo da Lei 10.993, de 1997, para, segundo ele, corrigir uma injustiça nas promoções de graduações de Sargentos do Corpo de Bombeiros. O encontro de hoje serviu para reforçar a solicitação de Gomes. "A Secretaria da Justiça e da Segurança e a Casa Civil aceitaram a nossa proposta de mudança", adianta o deputado.

11/13/2001


Artigos Relacionados


José Gomes se reúne com sargentos do Corpo de Bombeiros

Metrô: Bombeiros localizam o corpo de mais uma vítima

Corpo de Bombeiros habilitará centros de formação de bombeiros civis

Alckmin libera R$ 1,5 milhão para o Corpo de Bombeiros

Oficiais cursam pós-graduação para servir no Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros apresenta normas para a distribuição e armazenamento de gás de cozinha