Governador Cláudio Lembo visita o município de Cruzeiro



nd

O governador Cláudio Lembo esteve na manhã deste sábado, dia 29, no município de Cruzeiro, região do Vale do Paraíba. Ele visitou o Mausoléu da cidade, o Centro Cultural Rotunda, o Museu Major Novaes e o túnel da Mantiqueira.

No Mausoléu de Cruzeiro, construído em 1932, Lembo depositou flores em homenagem aos 18 soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista. O governador destacou a importância da luta dos soldados paulistas. “O povo que perde a sua história é um povo que perde a sua dignidade. Nós só vamos ter efetivamente uma nação próspera e digna quando tivermos a coragem de nos identificarmos com aqueles que morreram por um ideal”.

Estudantes do Curso de Direito da Universidade de São Paulo acompanharam o governador durante a visita ao Mausoléu de Cruzeiro.

Em seguida, Cláudio Lembo foi ao Centro Cultural Rotunda, construído em 1930, por Carlos Rossetti e engenheiros da Rede Sul Mineira de Viação, com capacidade para abrigar até 15 locomotivas.

O prédio possui forma semicircular e foi uma das primeiras construções de concreto armado da cidade. Durante a Revolução de 32, as instalações do prédio serviam de abrigos para os soldados, manutenção e manobras de locomotivas e vagões.

Hoje, o Centro Cultural conta com exposições fotográficas, réplicas de locomotivas e abriga a Biblioteca Municipal Profª Marlene Sampaio Pinto. No local, ocorrem cursos de teatro, artes plásticas e caricatura, além de culinária, crochê, bordado e artesanato para famílias carentes. Os cursos são feitos em parceria com o projeto Renda Cidadã e a Secretaria de Assistência Social.

O governador visitou também o Museu Major Novaes, erguido em uma fazenda cuja casa sede foi construída em 1815. O Major Novaes era compadre de D. Pedro II, que visitava o local constantemente.

Ele terminou a visita ao município de Cruzeiro caminhando pelo Túnel da Mantiqueira. Em julho de 1932, o túnel encravado nas montanhas entre as cidades de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG) se transformou em um sangrento campo de batalha.

De um lado, rebeldes paulistas; do outro, soldados mineiros sob ordens de Getúlio Vargas. Esse lugar altamente estratégico entraria para a História como o mais importante front da Revolução Constitucionalista.

O Túnel da Mantiqueira, uma das últimas grandes obras do Império, foi inaugurado em 1884. Tratava-se de um portento de engenharia: 997 metros de comprimento sob a Serra da Mantiqueira. Graças a ele, a produção agrícola do sul de Minas - sobretudo o café - podia chegar mais facilmente de trem ao Rio e a São Paulo.

Foi exatamente por servir de atalho bem no meio da quase intransponível cadeia de montanhas que o local passou a ser cobiçado por exércitos de ambos os lados em 1932. Mais de cinco mil soldados governistas foram enviados para tentar tomá-lo das forças paulistas, que haviam ocupado a região logo que a revolução estourou, em 9 de julho.

Entre os combatentes, pelo lado do Governo Federal, estavam o então

07/29/2006


Artigos Relacionados


Governador Cláudio Lembo visita a 25ª edição da Expoflora

Governador Cláudio Lembo visita exposição na Fiesp

Governador Cláudio Lembo visita Comando Militar do Sudeste

Cláudio Lembo recebe visita de solidariedade de Governador de Minas Gerais

Governador Cláudio Lembo visita Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Governador Cláudio Lembo visita Museu da Língua Portuguesa com primeiro-ministro de Portugal