Governador participa da abertura da Couromoda 2008
No evento, o governador destacou ações do governo do estado para fortalecer o setor coureiro-calçadista do estado
O governador José Serra participou no final da manhã desta segunda-feira, 14, da abertura da 35ª edição da Couromoda (Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro), no Parque Anhembi, zona norte da Capital. “Entra ano, sai ano e a Couromoda está sempre na moda. Ela está sempre crescendo, se renovando e divulgando novas tecnologias, que decorrem da força industrial do país, do estado de São Paulo e de outros grandes pólos”, disse o governador José Serra durante o evento.
Em seu discurso, Serra lembrou que o setor coureiro-calçadista contribuiu ano passado com R$ 50 bilhões para o PIB brasileiro e com mais R$ 5 bilhões nas exportações. O setor responde por um milhão de empregos diretos e indiretos no país (600 mil na indústria e 400 mil no varejo). O público estimado da Couromodas 2008 é de 70 mil pessoas.
“Aqui em São Paulo não poupamos esforços para impulsionar ainda mais o setor. Não aumentamos impostos, pelo contrário. A alíquota do ICMS foi reduzida de 18% para 12%”, lembrou Serra.
Financiamento
O governador afirmou que no início deste mês foi encaminhado ao Senado Federal um pedido de autorização para a contratação de crédito externo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Trata-se de um financiamento para fortalecimento da competitividade das empresas paulistas. “É uma das reivindicações mais fortes do setor nos municípios de Franca e Jaú”, lembrou Serra.
Na região de Franca está em fase de implantação um projeto de promoção internacional do pólo calçadista. “A iniciativa tem por objetivo potencializar as empresas para a exportação e definir uma identidade internacional para o pólo de Franca, além de criar um entreposto de calçados em Dubai, nos Emirados Árabes”, explicou Serra.
Outra iniciativa de apoio ao setor lembrada pelo governador é o Projeto Prumo, voltado ao atendimento tecnológico às micro e pequenas empresas, numa parceria entre o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a FAPESP. “Isso sem contar nas ações do Centro Paula Souza, que oferece o curso de tecnologia de nível médio e superior especificamente na área de calçados”, finalizou Serra.
Manoel Schlindwein
(I.P.)
01/14/2008
Artigos Relacionados
Governador José Serra participa da abertura da Couromoda 2007
Alckmin participa da abertura do Couromoda 2006
Alckmin participa da abertura da Couromoda 2001
Alckmin participa da abertura da Couromoda 2001
Garibaldi participa de abertura do Ano Judiciário 2008
Secretário de Agricultura participa da abertura da Feicana 2008