Governador participa da premiação do concurso "José Bonifácio - um brasileiro à frente de seu tempo"



Na ocasião, foram entregues o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, a coleção de livros educacionais e o site sobre José Bonifácio

O governador Cláudio Lembo participou nesta segunda-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de premiação do concurso “José Bonifácio – Um brasileiro à frente do seu tempo”. O evento marca o início das comemorações da Semana da Pátria. Na ocasião, foram entregues o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, a coleção de livros educacionais “Fundadores da Nação” e o site “José Bonifácio – Obra Completa”, além da exposição “José Bonifácio em Documentos”.

“Estamos comemorando a Semana da Pátria da melhor maneira. Sem luxo, sem grandiosidade, mas com sobriedade e o mais importante, estudando, coisa que a gente precisa fazer cada dia mais. Aprender a viver e a conviver com a nossa história para fazer história”, disse o governador.

O evento teve início com o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência, executados pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo e pelo Coral da Secretaria estadual da Educação. 

Sobre o Hino da Independência, Lembo fez um pequeno registro. “Como ele foi concebido cerca de um ano após a Independência do Brasil, recebeu de D. Pedro I o nome de Hino do Constitucionalismo Brasileiro. Apesar de D. Pedro se tornar um absolutista do Brasil e um constitucionalista de Portugal, ele foi um homem que acreditou na Constituição, documento básico de uma sociedade”. Ele disse que o hino teve o nome mudado pelo povo brasileiro para Brava Gente.  Posteriormente, recebeu o de Hino da Independência, mantido até hoje. “Eu acho tão bonito quando o Hino da Independência é lembrado como Hino da Brava Gente Brasileira".

Concurso

O concurso “José Bonifácio – Um brasileiro à frente do seu tempo” faz parte do Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência do Brasil. Trata-se de uma competição para premiar a melhor produção de peça teatral, elaborada por professores da rede pública estadual de ensino, tendo como personagem central José Bonifácio. Tem por objetivo incentivar os alunos a aprender sobre a vida e a importância histórica do personagem.

O governador assistiu a uma das peças vencedora: “Brincantes e Cirandeiros na Ciranda da Independência", encenada por alunos do ensino médio da Escola Estadual Euphli Jalles, de Jales, interior de São Paulo. "Achei a encenação excepcional", elogiou o governador.

Livros

A coleção de livros educacionais “Fundadores da Nação” também foi apresentada no evento. Trata-se de um projeto composto por um pacote de 4 livros, desenvolvido pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Secretaria da Educação. São eles: José Bonifácio – Patriarca da Independência, de Carlos Mota; Diogo Antônio Feijó – Padre Regente, de Miriam Dolhnikoff; D. Pedro I, o imperador cordial, de Francisco Alambert; e Maria Leopoldina - imperatriz brasileira, de Maria Aparecida Aquino. “Esses livros vão ajudar muito a gente reavivar as figuras do Brasil”, disse Lembo.

A secretaria da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, destacou que o objetivo do Governo é oferecer informações de qualidade. “Esse é o começo. Nós pretendemos que essa coleção tenha vida longa e que cultue as pessoas importantes da nossa história”.

O presidente da Imprensa Oficial do Estado (Imesp), Hubert Alquéres, destacou a importância da obra, lembrando que José Bonifácio contribuiu para a formação do país. “Ele plantou as raízes para a independência do Brasil. Por isso, acho muito importante disponibilizar essa obra para as escolas estaduais paulistas”, disse.

Os volumes serão distribuídos às escolas da rede pública estadual de nível fundamental e médio. A coordenação da coleção esteve a cargo d

09/04/2006


Artigos Relacionados


Secretário da Justiça participa de homenagem a José Bonifácio

Governador participa da cerimônia de premiação "Melhores da IstoÉ Dinheiro 2006"

Governador participa de lançamento de concurso em jornal no ABC

Governador Cláudio Lembo participa da abertura do Congresso Brasileiro de Agribusiness

Governador José Serra participa da abertura da Couromoda 2007

Governador participa de missa de 7º dia do falecimento de José do Rego Maciel