Governador prestigia lançamento de série de documentários



Série apresenta 13 documentários inéditos selecionados entre os 457 projetos inscritos nos 13 Concursos Nacionais DOCTV IB

O governador José Serra participou, na noite desta quarta-feira, dia 29, do lançamento da série DOCTV Ibero-América, na Cinemateca Brasileira. A série apresenta ao público telespectador 13 documentários inéditos selecionados entre os 457 projetos inscritos nos 13 Concursos Nacionais DOCTV IB e produzidos, cada qual, com orçamento de US$ 100 mil (cem mil dólares), por documentaristas dos 13 países participantes do Programa.

No evento, os convidados puderam assistir a produção brasileira “Jesus no Mundo Maravilha”, de Newton Cannito. No documentário, Jesus, Lúcio e Pereira, ex-policiais que agora trabalham em um parque de diversões, revelam por meio de seus sonhos a cultura da corporação policial no Brasil. Os três protagonistas fizeram questão de participar do evento de pré-estréia.

Nesta mesma semana, serão lançados os outros documentários nos países participantes da Rede DOCTV IB. Organizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a TV Cultura, o DOCTV IB contou com o apoio da Petrobrás e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais.

José Serra parabenizou o trabalho do ministro Gilberto Gil e de sua equipe, além de agradecer o empenho da TV Cultura, ressaltando a importância desta iniciativa.

A partir de setembro, o DOCTV realizará a estréia semanal de um documentário inédito, que se estenderá até novembro de 2007 nas emissoras de televisão dos países participantes da Rede DOCTV IB.

No Brasil, a série será exibida pela TV Cultura toda sexta-feira, às 22h40, a partir do dia 7 de setembro. Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, a exibição da série DOCTV Ibero-América reforça ainda mais a missão da Fundação Padre Anchieta, de produzir e veicular programação educativa e informativa de qualidade. “O público terá a oportunidade de assistir produções de diversos países, com temas de grande interesse, em horário nobre”, enfatiza Markun.

Também compareceram ao evento: Gilberto Gil, ministro da Cultura; Deucimar Pires Martis, representando o ministro da Secretaria de Comunicação Social; Orlando Sena, secretário nacional do Audiovisual; Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta; Hubert Alquéres, secretário de Estado da Comunicação, entre outros convidados.

Regina Amábile



08/29/2007


Artigos Relacionados


Série de documentários apresenta 52 museus de todo o País

TV Cultura exibe série de documentários latino-americanos

TV Cultura abre série de documentários latino-americanos

Cultura lança série de documentários feitos por países de língua portuguesa

Fussesp prestigia lançamento do Projeto Solidariedade

Alckmin prestigia lançamento da biografia do gestor do Hospital de Câncer de Barretos