Governo amplia Programa Brasil Sorridente no Ceará e em São Paulo
O Ministério da Saúde capacitou dois novos Centros de Especialidade Odontológicos (Ceos) no Ceará e em São Paulo. O objetivo é ampliar a assistência odontológica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nestes estados.
No Ceará, o município de Milagres implementará um centro Tipo I, para o qual receberá, do Ministério da Saúde, cerca de R$ 6,6 mil mensais para a manutenção dos serviços. Com esta habilitação o estado passa a contar com 78 Ceos. O município paulista de Jundiaí teve um Centro Tipo II habilitado. Com mais esta unidade, o estado de passa a contar com 156 Centros de Especialidades Odontológicas.
Os Ceos integram o Programa Brasil Sorridente, coordenado pelo governo federal, e oferecem serviços totalmente gratuitos aos usuários do SUS, como por exemplo, tratamento endodôntico, atendimento a pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral menor, periodontia e diagnóstico (com ênfase ao diagnóstico de câncer de boca), entre outros. Atualmente, o País conta 866 centros.
“Esta é mais uma importante estratégia de cuidados à saúde da população brasileira”, afirma Gilberto Pucca, coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Por meio dos Ceos, a quantidade de atendimentos odontológicos na rede pública de saúde saltou de seis para 25 milhões, entre 2002 e 2010. “As ações evitam que muitos dentes sejam extraídos”, completa Pucca.
Fonte:
Ministério da Saúde
21/09/2011 21:00
Artigos Relacionados
Ministério da Saúde amplia Brasil Sorridente em três estados
Programa Brasil Sorridente completa 10 anos
Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo
Programa Brasil Sorridente ganha mais 51 unidades móveis
Tião Viana comemora resultados do programa Brasil Sorridente
Laboratórios do Programa Brasil Sorridente chegam a mais 116 municípios em fevereiro