Governo começa a medir eficiência dos aeroportos



O Ministério da Agricultura deu início, nesta semana, a um levantamento dos índices de eficiência da atuação nos aeroportos internacionais. A ação faz parte de uma série de medidas preparatórias para os grandes eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos.

“A ação já faz parte das atividades do Conaero [Comissão Nacional de Atividades Aeroportuárias], que, além de tornar o sistema aeroportuário mais ágil, pretende gerar mais conforto aos passageiros que transitam diariamente nos aeroportos”, destaca o coordenador-geral do Vigiagro, Marcos Valadão. 

Com a avaliação dos índices de eficiência, será possível medir quanto tempo as pessoas ficam, em média, nas filas de desembarque, aguardando o desembaraço e fiscalização de produtos agropecuários. A meta, após essa análise, é criar um plano de trabalho que consiga reduzir efetivamente o tempo de espera do processo de fiscalização.

Valadão também destaca outra ação preparatória para receber a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), que deve ser implantada, também, pelo Conaero. “Em Brasília já promovemos algumas vezes a Operação Aeroporto JK Seguro, que está ganhando maior periodicidade e vem sendo implantada em outras capitais”, enfatiza. A operação verifica, por meio de aparelho de raio X, 100% das bagagens que desembarcam. Além de aumentar o monitoramento dos vôos que chegam de outros países, o Vigiagro orienta os usuários para tomarem conhecimento do que é permitido ou não trazer do exterior.

Fazem parte do Conaero a Secretaria de Aviação Civil e Casa Civil da Presidência da República; os ministérios da Agricultura, Defesa, Fazenda, Justiça, Planejamento e Saúde; e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Entre as competências da comissão está a coordenação das atividades dos órgãos e entidades que atuam nos aeroportos, respeitando as competências de cada um deles, e o aperfeiçoamento dos procedimentos e rotinas de trabalho, com o objetivo de otimizar o fluxo de pessoas e de bens e a ocupação dos espaços físicos nos aeroportos. O objetivo é aumentar a qualidade, a segurança e agilizar os processos operacionais.


Fonte:
Ministério da Agricultura

 

01/11/2011 18:31


Artigos Relacionados


Governo quer consolidar até o final deste ano indicador para medir eficiência da rede pública de saúde

Próximo passo é garantir eficiência em aeroportos, diz presidenta

Eficiência de aeroportos pode melhorar 30% apenas ajustes de infraestrutura, diz Aviação Civil

Anac define novas tarifas de embarque e metas de eficiência para aeroportos

CI começa a debater propostas para dar eficiência ao transporte público

Observatórios estaduais vão ajudar governo a medir economia criativa no País