Governo cria Secretaria de Grandes Eventos para Copa e Olimpíadas
O Brasil dá mais um passo para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (2) o Decreto nº 7.538 que institui a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos dentro do Ministério da Justiça.
A pasta terá como função coordenar e planejar as ações de segurança para os eventos que o Brasil receberá nos próximos anos, especialmente a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, além de outros designados pela Presidência da República. A Secretaria conta com quatro diretorias: de operações, de inteligência, de logística e de projetos especiais.
A principal estratégia da nova estrutura é buscar integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais. “Todas as ações [adotadas pela nova Secretaria] visam à modernização”, afirma José Botelho, delegado da Polícia Federal designado como titular da Secretaria.
Uma das medidas será a capacitação das forças de segurança – por meio de programas de aquisição de equipamentos e o uso de tecnologias – e a realização de cursos para os profissionais que atuarão nos eventos.
Todos os 12 estados que receberão a Copa do Mundo já foram ouvidos e apresentaram suas necessidades, segundo o Ministério da Justiça. No entanto, técnicos da secretaria, em conjunto com integrantes do Ministério do Planejamento e do Grupo Executivo da Copa (Gecopa), ainda estão avaliando o volume de recursos que serão aplicados pelo pasta, que terá orçamento próprio.
Fonte:
Ministério da Justiça
02/08/2011 14:49
Artigos Relacionados
Encontro discute ações de saúde para a Copa de 2014 e para grandes eventos
MP cria 100 funções comissionadas para Copa do Mundo, Olimpíadas e Paralimpíadas
Cultura quer celebrar diversidade cultural do País durante eventos da Copa e Olimpíadas
Governo irá formar profissionais em idiomas estrangeiros para atender grandes eventos
Para Agnelo, governo deve trazer grandes eventos esportivos para o Brasil
Governo federal e Bahia firmam parceria para inclusão social de afrodescendentes em grandes eventos esportivos