Governo de São Paulo realiza 1ª audiência pública do aeroporto de Ribeirão Preto



Secretaria Estadual dos Transportes explicará à comunidade sobre a concessão do Aeroporto Estadual Leite Lopes

Aviso de Pauta - Quarta-feira, dia 25 - Secretaria Estadual dos Transportes explicará à comunidade sobre a concessão do Aeroporto Estadual Leite Lopes A Secretaria de Estado dos Transportes, realizará, no próximo dia 25 de outubro, às 19 horas, por meio do Daesp, a 1ª Audiência Pública que explicará o processo de concessão do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto. Presidirão a audiência, o secretário geral do Programa Estadual de Desestatização (PED), Fernando Braga; o secretário estadual dos Transportes Michael Zeitlin; e o superintendente do Daesp, Dario Rais Lopes. O evento acontecerá no Auditório da ACI - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, à Rua Visconde de Inhaúma. nº 489, Centro. O projeto prevê a concessão do aeroporto Leite Lopes por um período de 20 anos, com investimentos em modernização do aeroporto por parte da iniciativa privada. O modelo a ser adotado na concessão é o oneroso, e vencerá a concorrência a empresa que oferecer o maior ônus ao Estado. A concessionária vencedora da licitação ficará responsável não só pela operação, conservação e exploração comercial do aeroporto, mas também pela modernização e obras de ampliação que possibilitarão pousos e decolagens de linhas regulares e não- regulares. “Esse é um processo inédito no País”, afirma Lopes, superintendente do Daesp, órgão responsável pela administração e operação do aeroporto de Ribeirão Preto. “As concessões existentes no Brasil referem-se somente à operação dos aeroportos. Mais uma vez, o Governo de São Paulo inova ao conferir à iniciativa privada um projeto que também prevê a ampliação e adequação do aeroporto de acordo com as necessidades da região”. Importância O Aeroporto Leite Lopes é o terceiro maior em movimento de passageiros no Estado de São Paulo, ficando atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, aproximadamente 300 mil passageiros passaram pelo terminal do aeroporto de Ribeirão Preto. No mesmo período, o Daesp registrou a operação de 28 mil aeronaves, entre pousos e decolagens, e a movimentação de cerca de 2,9 mil toneladas de cargas aéreas e malas postais. A previsão é de que, através da concessão e das obras de ampliação, esse volume chegue a cerca de 1 milhão de passageiros, 80 mil aeronaves e 5 mil toneladas de cargas no ano de 2020. História Para que se tornasse um centro de negócios, o sistema de transporte teve um papel fundamental. Atualmente, por via aérea, a cidade já está interligada aos grandes centros do país. Os pousos e decolagens no aeroporto Leite Lopes já se tornaram rotineiras. Uma escola de aviação, criada em 1930, deu origem ao Aeroporto Estadual Leite Lopes, localizado no bairro do Tanquinho, na zona norte de Ribeirão Preto. Na ocasião, a pista tinha 1.500 m de extensão e 30 m de largura. Havia somente um hangar. O espaço era utilizado apenas para treinar pilotos. Mais tarde, em 1939, surgiu o Aeroclube de Ribeirão Preto. Um dos fundadores foi Luiz Leite Lopes; a frota, na época, era de 12 aviões de pequeno porte. Somente em 1952, com a construção de um terminal e uma estação de rádio, o aeroporto começou a operar com linha de passageiros. Os aviões que utilizavam a pista do aeroporto eram de empresas como: Sadia, Vasp e Real, além de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A pavimentação da pista aconteceu em 1980. Dois anos depois, o aeroporto recebeu uma reforma geral. A pista ganhou mais 300 m e iluminação. Em 1987, foi construído uma torre de controle de operações e equipamentos de auxílio à navegação foram adquiridos. A partir de 1990, o Leite Lopes já tinha condições de operar vôos de aeronaves de maior porte. Para suportar o peso do aviões Follker F-50, F-100 e Boeing 737-500, a pista precisou ser recapeada. Atualmente, o aeroporto opera vôos regulares e de fretamento. No mês de setembro deste ano, foram registrados

10/23/2000


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