Governo do Estado e Prefeitura definem parcerias na área de transportes públicos
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Em reunião realizada hoje (dia 16/02), o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), Claudio de Senna Frederico, e o Secretário de Transportes do Município de São Paulo (SMT), Carlos Zarattini, definiram a criação de três grupos de trabalho para estudar e viabilizar as parcerias na questão dos transportes públicos da cidade. A prioridade será a revisão da integração já existente entre o metrô e os trens da CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos), vinculados ao Governo do Estado, com os ônibus municipais. O objetivo é de melhorar a integração entre esses meios de transportes, sob os pontos de vista físico, operacional e tarifário. Em função disto, dois dos três grupos de trabalho serão constituídos com esta finalidade. O primeiro terá como alvo a integração entre os ônibus municipais e a Linha C - Celeste da CPTM (Osasco - Jurubatuba), que corre ao longo da Marginal Pinheiros. O objetivo do segundo grupo é de encontrar formas de compatibilizar os projetos de corredores de ônibus, tanto municipais quanto intermunicipais. Esta medida é necessária para que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos defina as regras para o uso dos corredores e, em seguida, lance o edital de concessão do sistema intermunicipal de ônibus, que deve acontecer no próximo mês. O terceiro grupo estudará como a Prefeitura poderá contribuir com a ampliação da rede de metrô, especificamente na construção da Linha 4 - Amarela (Luz - Vila Sônia), cujas obras devem começar em 2002, e da extensão da Linha 2 Verde. A Linha 4 terá 12,8 quilômetros de extensão e requer investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões. A extensão da Linha 2 Verde, no trecho entre Ana Rosa e Sacomã, terá 4,8 quilômetros, exigindo um investimento de quase R$ 1 bilhão. Outro assunto discutido pelos Secretários foi a implantação de um cartão inteligente para pagamento das viagens realizadas nos transportes públicos. Ficou definido que Estado e Prefeitura lançarão seus próprios bilhetes, mas os mesmos serão aceitos nos sistemas de transportes de competência estadual e municipal. Desta forma, independente do cartão que o usuário tenha, ele poderá usá-lo para acessar o metrô, o trem, os ônibus municipais e intermunicipais. Ainda não está definido se haverá um período de tem02/16/2001
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