Governo do Estado homenageia bombeiros e PMs que participaram do resgate das vítimas do Metrô



Cadelas que auxiliaram os bombeiros nas buscas receberam coleiras de menção honrosa

Três semanas depois do acidente no canteiro de obras da futura estação Pinheiros do Metrô (linha 4), ocorrido no dia 12 deste mês, o Governdo do Estado homenageou na tarde desta quarta-feira, dia  31, os 94 bombeiros que trabalharam no resgate das sete vítimas. Outros 49 policiais militares envolvidos na operação também foram condecorados, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, que contou com a participação do governador José Serra.

Os policiais foram contemplados com a Medalha dos Bandeirantes, criada em dezembro de 1980 para premiar as pessoas físicas e jurídicas por seus méritos e pelos serviços prestados ao Estado de São Paulo e a seu povo. Já o Corpo de Bombeiros, recebeu homenagem especial do governador José Serra. Trata-se da medalha Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga, a mais elevada honraria concedida pelo Estado, instituída em 1969 e que tem como objetivo homenagear, organizações e instituições que prestaram serviços de relevância ao Estado.

Durante discurso, Serra destacou o trabalho realizado pelos homens do Corpo de Bombeiros no cotidiano dos paulistas. Ele frisou que a população acompanhou atentamente a atuação dos soldados que se revezaram no resgate das pessoas soterradas.

“Os homens dos bombeiros fizeram um trabalho incansável e por esse motivo todos são profundamente gratos. Eles formam uma espécie de comunidade internacional de homens e mulheres dedicados a salvar vidas — a mais meritória, a mais nobre, a mais corajosa de toda as tarefas. Porque sabemos que eles o fazem pondo a sua própria vida em risco”, observou.

Serra lembrou que viu de perto a coragem e audácia dos soldados nas visitas ao local do deslizamento. “Ainda que eles estivessem à procura de vítimas fatais, atendiam, mesmo assim, à expectativa dos vivos, dando às famílias o necessário conforto e a força moral”, comentou. Ele fez um agradecimento a todos que atuaram no resgate e uma menção a familiares das vítimas.

“Em nome do povo de São Paulo, quero agradecer a estes homens e mulheres que, mais do que ninguém, merecem, então, ser chamados de heróis. Também dirijo algumas palavras aos familiares destes homens e mulheres: sintam-se todos especialmente honrados pela convivência cotidiana com gente tão rara”, completou Serra.

Além dos bombeiros, as cadelas Dara, labrador de 5 anos, e Anny, golden retriever de 6 anos, que auxiliaram nas buscas, receberam coleiras de menção honrosa.

Treze dias após o incío dos trabalhos, o corpo da última vítima foi retirado dos escombros. Morreram no deslizamento a aposentada Abigail Rossi de Azevedo, 75 anos, a bacharel em direito Valéria Alves Marmit, 37 anos, o motorista de caminhão Francisco Sabino Torres, 48 anos, o motorista da van Reinaldo Aparecido Leite, 40 anos, o cobrador Wecley Adriano da Silv

01/31/2007


Artigos Relacionados


Curso aprimora ação de bombeiros no resgate de vítimas de desastres

Alckmin visita treinamento de resgate à vítimas do Corpo de Bombeiros

Exposição retrata trabalho dos bombeiros no resgate das vítimas do acidente da TAM

Metrô: Serra diz que prioridade é o resgate das vítimas

Metrô: Bombeiros de outros estados ajudam na busca de vítimas

31 chefes de governo e Estado participaram da sessão no Congresso