Governo do Estado recebe repasse da Prefeitura para obras do Metrô
O empreendimento exigirá investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões, gerando 1.500 empregos diretos
Durante vistoria das obras da Linha 2-Verde do Metrô, nesta quarta-feira, 15, o governador José Serra recebeu do prefeito Gilberto Kassab cheque simbólico de R$ 198 milhões, valor que será empregado na expansão da Linha 5-Lilás, que ligará o Largo Treze à Chácara Klabin.
“No total, são R$ 503 milhões. Nós vamos empregar esses recursos tanto na Linha Verde e também na Linha 5, na zona Sul de São Paulo, cuja licitação deve ir para a rua em janeiro de 2009. Com isso, estamos avançando bastante no sentido de ter uma rede de metrô completa aqui em São Paulo e, ao mesmo tempo, de ampliar esta rede via CPTM, transformando a malha da CPTM num metro de superfície, como é hoje a linha Itaquera-Guaianazes”, disse o governador.
O repasse é parte do convênio assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Município de São Paulo, em 22 de setembro, no valor total de R$ 1 bilhão. Desse total, o Metrô já recebeu R$ 275 milhões, sendo R$ 200 milhões para execução do projeto, desapropriação e implantação do canteiro de obras da Linha 5-Lilás e R$ 75 milhões para a elaboração dos projetos da Linha6-Laranja (Freguesia do Ó - São Joaquim). Além disso, a Prefeitura está também desapropriando imóveis na região do Largo da Batata, ao custo de R$ 30 milhões, para a realização de obras referentes ao entorno da Linha 4.
Com os recursos já assegurados, o Metrô publicará até o fim deste mês o edital de licitação para a execução da obra da Linha 5-Lilás, que deverá ser iniciada em janeiro de 2009. A previsão é de que em 2010 sejam entregues as duas primeiras das 13 estações – Adolfo Pinheiro e Brooklin. As demais (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin) devem estar concluídas em 2012.
A linha 2-Verde
Com uma extensão de 4,3 km e três estações - Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente - a nova etapa da Linha 2-Verde, vistoriada pelo governador José Serra, deverá ser concluída até o primeiro semestre de 2010. O empreendimento exigirá investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões, gerando 1.500 empregos diretos.
As escavações acontecem a mais de 20 metros de profundidade, a partir do poço "Padre Francisco Xavier Roser", no Ipiranga, e seguem rumo à futura estação Sacomã, em 12 frentes de trabalho.
Nesse primeiro trecho de obras, entre as estações Alto do Ipiranga e Sacomã, é usado o método de construção New Austrian Tunnelling Method (NATM), que consiste na escavação semimecanizada, por etapas, de cima para baixo, totalmente subterrânea. A cada 80 centímetros de escavação, é colocada uma cambota metálica, incorporada ao maciço com a utilização da técnica conhecida como concreto projetado.
Perto da estação Tamanduateí haverá um pequeno trecho a céu aberto, na transição da via subterrânea para a elevada. Após a estação Tamanduateí, depois de 380 metros em elevado, o Metrô volta a ser subterrâneo, seguindo assim até a estação Vila Prudente.
As novas estações
As três estações já se encontram em construção. A estação Sacomã está instalada sob o eixo da rua Greenfield, entre as ruas Bom Pastor e Lino Coutinho.
A estação Tamanduateí, que fica próxima à avenida Presidente Wilson, será integrada à estação Tamanduateí da CPTM. A estação Vila Prudente está localizada entre as ruas Cavour, Itamumbuca e Av. Prof. Inácio Anhaia Mello e terá dois acessos, junto ao corpo principal e outro será compartilhado com o Terminal da SPTrans – Expresso Tiradentes.
A Linha 2-Verde do Metrô opera atualmente entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga, com 10,7 km, passando em subterrâneo por toda a extensão da avenida Paulista. Com a expansão até Vila Prudente, a linha passará a ter 15 km de extensão, ampliando de 405 mil para 835 mil o número de pessoas transportadas por dia.
Expansão e Modernização
As obras do Metrô fazem parte do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos que, com investimentos de R$ 19 bilhões, entre 2007-2010, vai aumentar a rede metroferroviária para 240 km, com a transformação de 160 km da CPTM em metrô de superfície.
Além de ampliar suas linhas e modernizar os trens, o Metrô vai adquirir 47 novos trens, sendo 10 para a Linha 3 - Vermelha, 7 para a Linha 1-Azul, 16 para a Linha 2-Verde e de 14 trens para Linha 4-Amarela.
10/15/2008
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