Governo entrega certificados para piscicultura no Lajeado



A entrega dos certificados de cessão de uso das áreas aquícolas do lago da Usina Hidrelétrica de Luiz Eduardo Magalhães (Lajeado) aconteceu na manhã de 29 de outubro, no palácio do Araguaia, em Palmas, TO. A licitação, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, selecionou 251 aquicultores, que foram recepcionados pelo Ministro, Marcelo Crivela e pelo governador do Estado, Siqueira Campos. O MPA considera a entrega das áreas de produção fundamental para transformar o Tocantins em um dos mais importantes produtores de pescado do Brasil.

De acordo com informações do MPA, foram enviadas 315 propostas para uso das 263 áreas aquícolas oferecidas no Tocantins. As áreas abrangidas por essas aquiculturas estão localizadas dentro dos parques de Santa Luzia, Brejinho 1 e 2, Miracema e Sucupira. As espécies a serem produzidas são Tambaqui, Pacu, Piauçu, Pirapitinga, Lambari, Pirarucu, Pirara e Jurupensém. Nessas áreas, que ocupam 33 hectares de águas sob domínio da União, serão criados aproximadamente dois mil empregos imediatos (diretos e indiretos).

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, ressaltou que a produção de pescado no Parque Aquícola do Lajeado irá contribuir para que o Tocantins alcance a meta de ser a capital do peixe no Brasil. “Os pescadores precisam de alternativas. E a alternativa melhor para não afastá-los do peixe é o tanque rede. O Tocantins tem clima, tem água e tem licença ambiental”, disse.

A solenidade contou com a presença do chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno Campos da Rocha, acompanhado dos chefes adjuntos de Pesquisa & Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia, Eric Routledge e Alexandre Freitas.

Freitas destaca a implantação do Campo Experimental da Embrapa no Lago de Palmas. O processo de pesquisa, adaptação e transferência de tecnologias vai acontecer articulado às capacitações técnicas para os produtores e à implantação dos lotes. “Serão ações simultâneas que permitirão diminuir o tempo entre a geração e o uso da tecnologia. A Embrapa já assinou um termo de cooperação com o MPA para capacitação de técnicos em sistemas de produção em tanque rede”, ressaltou.

Fonte: 
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



04/11/2013 15:22


Artigos Relacionados


Estado entrega certificados para projetos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Alckmin entrega novos certificados para projetos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Febem: Unidade do Brás entrega certificados do Curso de Capacitação para o Trabalho

Febem: Unidade do Brás entrega certificados do Curso de Capacitação para o Trabalho

Secopa-BA entrega certificados profissionalizantes

Petrobras entrega certificados de cursos profissionalizantes em Macaé (RJ)