Governo estuda criação do Trem das Frutas para levar turistas a Jundiaí



Técnicos das duas pastas já trabalham numa agenda conjunta para abrir o novo mercado

Pesquisas da Associação do Circuito das Frutas dão conta que a grande maioria dos visitantes da região é composta por paulistanos. Assim sendo, as Secretarias Estaduais de Esporte, Lazer e Turismo e dos Transportes Metropolitanos manifestam intenção de facilitar o acesso desses turistas e já colocaram em estudo o funcionamento de uma linha direta de trem que, aos finais de semana, faça o itinerário direto entre a capital e Jundiaí.

“Estamos trabalhando, em conjunto, para oferecer um turismo de qualidade aos interessados nos diversos atrativos que este Circuito disponibiliza”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva. Na reunião que discutiu a questão,  esteve presente também José Luiz Rizzato, presidente da Associação do Circuito das Frutas, informando que já são 10 os municípios integrantes da entidade: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.  

Para João Paulo de Jesus Lopes, secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, “a cooperação, ora estabelecida, entre os Transportes Metropolitanos, notadamente metro-ferroviário, e o Turismo e Lazer do Estado, pode ser muito produtiva, dada a importância das questões de interesse comum às duas Secretarias."

Técnicos das duas pastas e da Associação já estão com uma agenda de trabalho em conjunto para abrir o novo mercado: a viabilidade do  ‘Trem das Frutas’ que oferecerá uma estrutura especial aos seus usuários durante a viagem de São Paulo a Jundiaí, bem como nos receptivos. Próximo à capital, o Circuito das Frutas envolve seus visitantes com a vivência rural, produção de frutas, de doces, produção artesanal de vinhos, ar puro e muita história que passa pelo ciclo do café, pela imigração e até pela ferrovia.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)



03/07/2008


Artigos Relacionados


Governo estuda local para a criação de Poupatempo na zona Oeste da capital

Governo estuda local para a criação de Poupatempo na zona Oeste da capital

CPTM tem autorização para levar trem até Alphaville

Secretaria de Inclusão Digital estuda medidas para levar tecnologia ao campo

Governo estuda apresentar projeto alternativo sobre criação de municípios

Estação de trem na Inglaterra convida turistas a visitarem o Brasil