Governo federal dará reforço para reestruturar Defesa Civil em nível nacional



O ministro Fernando Bezerra informou que a presidenta Dilma Rousseff autorizou o reforço de pessoal para a reestruturação da Defesa Civil. Em princípio, o reforço se dará por meio da realocação de servidores de outros órgãos. “Estamos fazendo uma ampla reflexão e é evidente que precisamos fazer mais investimentos, estruturar e ter uma política voltada mais para a área de prevenção, do mapeamento das áreas de risco”, disse Bezerra, após a reunião realizada nesta segunda-feira (17), no Palácio do Planalto, com vários ministros. Está previsto um maior protagonismo do Ministério da Defesa para a pronta resposta em casos de tragédias, como as que ocorreram neste ano no Sudeste. 

O ministro acredita ser preciso a implantação de um modelo no âmbito nacional, estadual e municipal. “A reunião serviu para definirmos as diretrizes. Para que possamos ter um sistema de Defesa Civil nacional”, garantiu. 

De acordo com Fernando Bezerra, a presidenta determinou que ele vá para o Rio de Janeiro nesta terça-feira (18), acompanhado dos ministros Jobim e Cardozo. O objetivo é acompanhar de perto as ações em curso de ajuda aos moradores da região Serra fluminense, para monitor mais de perto o que está ocorrendo nestas áreas. 

Ele informou também que foi publicada no Diário Oficial da União a medida para liberação de R$ 100 milhões para os governos do Rio e dos municípios atingidos pelas enchentes. 

Durante a entrevista, Bezerra reconheceu a necessidade de reaparelhamento da Defesa Civil no País e que isso se dará, em um primeiro momento, com a imediata formação de gestores para atuação neste sistema. 

Já o ministro Jobim, que também participou da reunião, informou que as Forças Armadas, no caso específico verificado na região Serrana fluminense, atuam em apoio às autoridades locais. Segundo ele, foram deslocados 580 militares das três forças a região. 

Enquanto isso, de acordo com o ministro José Eduardo Cardozo, o contingente de 225 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública dão suporte às operações nos municípios mais prejudicados com a tragédia. 

 


Fonte:
Blog do Planalto
Agência Brasil
MCT



17/01/2011 21:30


Artigos Relacionados


Governo quer reestruturar Sistema Nacional de Defesa Civil

Casildo Maldaner cobra recursos para reforço de atuação da Defesa Civil

Governo federal investiu em 2011 cerca de R$ 1,8 bi em ações de defesa civil

Nível dos rios começa a baixar no Nordeste, diz Defesa Civil

Nível do rio baixa, mas Defesa Civil mantém alerta em Campos dos Goytacazes

Integração Nacional aprova trabalhos para o Fórum Nacional de Defesa Civil