Governo federal gastou R$ 10,8 bilhões em mídia em dez anos



De 2000 a 2009, o governo federal e suas empresas estatais gastaram R$ 10,8 bilhões, em valores atualizados pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), com a veiculação de anúncios publicitários em televisão, jornal, rádio, revista, internet, outdoor e outros meios. As empresas de televisão recebem 60% desses recursos.

Os dados levantados pelo Instituto para Acompanhamento da Publicidade e divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, não incluem as despesas com produção e patrocínio.

De acordo com a organização não governamental Contas Abertas, que se dedica à fiscalização dos gastos públicos, o governo federal aumentou em 81%, nos três primeiros meses deste ano eleitoral, suas despesas com publicidade, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O levantamento, que não inclui as estatais, das 54 instituições federais com verbas para publicidade neste ano, chegou à cifra de R$ 196,8 milhões gastos de janeiro a março de 2010. Segundo o Contas Abertas, R$ 155,2 milhões foram aplicados em publicidade de utilidade pública e R$ 41,7, ou seja, um quarto do valor, em campanha institucionais, voltadas para a divulgação de atos, obras, programas, metas e resultados de governo.

Rafael Faria / Jornal do Senado



30/04/2010

Agência Senado


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