Governo federal gastou R$ 10,8 bilhões em mídia em dez anos
De 2000 a 2009, o governo federal e suas empresas estatais gastaram R$ 10,8 bilhões, em valores atualizados pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), com a veiculação de anúncios publicitários em televisão, jornal, rádio, revista, internet, outdoor e outros meios. As empresas de televisão recebem 60% desses recursos.
Os dados levantados pelo Instituto para Acompanhamento da Publicidade e divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, não incluem as despesas com produção e patrocínio.
De acordo com a organização não governamental Contas Abertas, que se dedica à fiscalização dos gastos públicos, o governo federal aumentou em 81%, nos três primeiros meses deste ano eleitoral, suas despesas com publicidade, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O levantamento, que não inclui as estatais, das 54 instituições federais com verbas para publicidade neste ano, chegou à cifra de R$ 196,8 milhões gastos de janeiro a março de 2010. Segundo o Contas Abertas, R$ 155,2 milhões foram aplicados em publicidade de utilidade pública e R$ 41,7, ou seja, um quarto do valor, em campanha institucionais, voltadas para a divulgação de atos, obras, programas, metas e resultados de governo.
Rafael Faria / Jornal do Senado
30/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM diz que governo Lula gastou R$ 2,6 bilhões com publicidade "para enganar o povo"
Governo federal economiza R$ 26 bilhões em seis anos graças a pregão eletrônico
Brasil gastou R$ 47,5 bilhões com segurança pública em 2010
Brasil gastou R$ 21 bilhões com doenças relacionadas ao tabaco em 2011
Mário Couto diz que ProJovem gastou bilhões e diplomou poucos alunos
Governo federal tem R$ 27,8 bilhões de restos a pagar aos municípios, diz CNM