Governo federal tem gasto estável com medicamentos, segundo Ipea



O Comunicado do Ipea nº 74 , divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na quinta-feira (16), em São Paulo, tem como foco o desempenho dos programas de assistência farmacêutica do governo federal aplicados entre os anos 2005 a 2008. O estudo foi apresentado pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto Leila Posenato e Luis de Magalhães.

Dentre os resultados da pesquisa, houve destaque para a estabilização do gasto público federal na aquisição direta de medicamentos dos programas de assistência farmacêutica federais no período de 2005 a 2008.

Outra conclusão do estudo é a indicação de uma concentração no tempo das aquisições de determinados medicamentos pelo governo federal. O comunicado revela que esse é um fator desestimulante para a produção doméstica dos laboratórios privados, uma vez que estes têm que operar com capacidade ociosa em outras épocas do ano.

Alguns medicamentos, como a insulina, têm apresentado redução no seu valor unitário, apesar de a quantidade comprada ser relativamente constante. Segundo o estudo, isso se deve a alterações e maior controle no processo de aquisição de medicamentos pelo Ministério de Saúde. 


Fonte:
Agência Ipea

 

17/12/2010 18:01


Artigos Relacionados


Diminui participação do governo federal nos gastos públicos em educação, segundo Ipea

País eleva gasto federal em 140% em 15 anos para áreas como saúde, educação e previdência, diz Ipea

Ipea analisa gasto social do governo

Ipea analisa gasto social do governo

Ipea analisa compras de medicamentos pelo governo

Mário Couto critica valor gasto pelo governo federal com festas