Governo, FIFA e COL visitam Porto Alegre



Na segunda-feira (7), a comitiva composta por autoridades da Fifa, pelo Comitê Organizador Local (COL) e pelos governos Federal e do Rio Grande do Sul vistoriou as obras do estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Estavam presentes no evento os ex-jogadores e membros do Conselho de Administração do COL, Ronaldo e Bebeto, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, e o vice-prefeito da cidade, Sebastião Melo.

Obras Viárias

Antes de chegar ao estádio, a delegação visitou a obra do Viaduto Pinheiro Borda. A obra pertence ao plano de duplicação da Avenida Beira-Rio, importante projeto de mobilidade urbana da cidade.

A avenida também recebe a estrutura necessária para a implantação de um BRT (Bus Rapid Transit). Segundo as autoridades gaúchas, os projetos ao redor da arena estão com 70% de conclusão e deverão ser finalizados até abril de 2014.

Valcke reforçou a importância das intervenções que facilitam o trânsito entre o aeroporto, os centros de treinamento, a rede hoteleira e o estádio. “O mais importante para a FIFA é que esse acesso esteja bem”, disse.

“Estamos olhando se há espaço para todos os envolvidos na organização do evento trabalharem bem. É importante a visita às cidades para exercer certa dose de pressão, para mostrar que estamos acompanhando tudo e que não estamos sentados em Zurique”, afirmou Valcke.

Estádio

A comitiva observou que a estrutura metálica da cobertura está em fase final de montagem. Em breve, a membrana que vai revestir o “teto” será  instalada. O material, fabricado na Alemanha, já embarcou para o Brasil. “A montagem da cobertura está dentro do cronograma.

Uma parte da membrana está embarcada e deve chegar em 10 dias. Até 30 de novembro estaremos com tudo pronto nesse sentido”, afirmou o presidente do Internacional, Giovanni Luigi.

Segundo Luigi, a arena, que receberá cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, está quase 90% concluída. Dos 50 mil lugares, 1,5 mil estão instalados e o edifício garagem com três mil vagas está em processo de construção. As 14 torres de acesso foram concluídas e os 130 camarotes estão em fase de acabamento.

Após a vistoria, os membros da comitiva realizaram a entrega simbólica de ingressos a dois trabalhadores que participam da construção do Beira-Rio. Operários que ajudaram a construir ou reformar os 12 estádios da Copa do Mundo da FIFA vão receber ingresso para um jogo do torneio em suas respectivas sedes.

Ao fim da visita, Giovani Luigi, Jérôme Valcke, Bebeto, Ronaldo e Aldo Rebelo participaram de uma coletiva de imprensa. Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA

“Houve uma grande mudança desde quando estivemos aqui no ano passado. Não há qualquer preocupação ou dúvida de que o Beira-Rio estará pronto no prazo. Um estádio de Copa do Mundo da FIFA é bem diferente do estádio que será usado pelo Internacional. Temos muito mais atividades e pessoas envolvidas e o entorno do Beira-Rio permite isso tranquilamente”.

“Para nós, da FIFA, é muito bom vir aqui porque Porto Alegre é uma cidade que respira futebol. Todos que estiverem aqui no ano que vem poderão sentir isso”.

Bebeto, membro do Conselho de Administração do COL

“Para mim, o Beira-Rio sempre teve o melhor gramado do Brasil. Gostava de jogar aqui, onde me sentia em casa. Fico muito feliz por ver esse estádio dessa maneira”.

Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL

“Tivemos a chance também de visitar os trabalhos no entorno do estádio e esse é um legado da Copa do Mundo da FIFA, que acelerou esses investimentos. A população está ganhando com um evento tão importante”.

Beto Grill, vice-governador do Rio Grande do Sul

“Estamos trabalhando nas questões da energia, da segurança, da capacitação das pessoas para receberem os visitantes e temos certeza de que pelo trabalho em conjunto que temos feito entre o Governo Federal, o estado e o município estaremos prontos para a Copa do Mundo”.

Sebastião Melo, vice-prefeito de Porto Alegre

“Fazer obras numa cidade viva é muito difícil, mas não apenas a obra da Avenida Beira-Rio será um legado de mobilidade urbana para Porto Alegre. Estaremos muito preparados para fazer um grande evento do tamanho do Brasil”.

Giovani Luigi, presidente do Internacional

“Para nós, do Internacional, é uma alegria muito grande estar recepcionando a todos nesta ocasião tão importante. Este é o momento em que se torna realidade o projeto de um estádio de primeiro mundo”.

Fonte:
Ministério do Esporte
Fifa 



09/10/2013 18:55


Artigos Relacionados


Secretário-Geral da Fifa visita Porto Alegre e Cuiabá

Deputados açorianos visitam Prefeitura de Porto Alegre

Governo, Fifa e COL visitam estádios de São Paulo, Cuiabá e Curitiba

PPS de Porto Alegre lança Bernardo de Souza ao governo do Estado

Zambiasi diz que governo federal garante 'Rodovia do Parque' e outra ponte para Porto Alegre

Fifa e COL visitam Arena da Baixada e Couto Pereira