Governo inaugura primeira unidade fluvial do Saúde da Família



O Ministério da Saúde inaugurou nesta terça-feira (7), em Santarém (PA), o primeiro barco da Unidade Básica de Saúde da Família Fluvial. As embarcações levarão equipes de saúde da família para prestar atendimento médico às populações que vivem em comunidades ribeirinhas, de difícil acesso, localizadas na Amazônia Legal e no Mato Grosso do Sul.

A estrutura conta com consultório médico e de enfermagem, recepção, laboratório, sala de procedimentos, farmácia, sala de vacina, cabines para os profissionais de saúde, cozinha e banheiros. A primeira unidade fluvial fará atendimento nos municípios paraenses de Aveiro, Belterra e Santarém. A cada 40 dias, a embarcação aportará em outro município. 

Um total de três equipes de saúde da família se revezarão no trabalho no barco. Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um biologista, um dentista, dois técnicos de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. 

“O Ministério da Saúde investirá R$ 40 mil, por mês, na iniciativa. Essa é a primeira de uma série de ações que visam ampliar ainda mais a população coberta pela Estratégia Saúde da Família (ESF). O intuito é tornar a atenção primária acessível em todo o território nacional, superando qualquer obstáculo, inclusive os geográficos”, afirmou a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, Claunara Mendonça.


Fonte:
Ministério da Saúde

 

07/12/2010 21:08


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde inaugura Unidade de Saúde Fluvial no Pará

Saúde inaugura primeira unidade de pronto atendimento 24h no DF

Banco do Brasil inaugura primeira agência bancária fluvial no Pará

Saúde destina R$ 20,4 milhões para unidade fluvial de saúde

Comunidades ribeirinhas do Amazonas recebem unidade de saúde fluvial

Saúde: Governo do Estado inaugura unidade de cardiologia no Hospital Ipiranga em parceria com Incor