Governo inaugura Terminal Pesqueiro Público no RJ



O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella inaugura nesta segunda-feira (16), às 10h, o primeiro Terminal Pesqueiro Público do Rio de Janeiro, em Niterói e a nova sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no estado. 

A Superintendência irá operar no interior do terminal para ficar mais próxima dos pescadores.

O Terminal, construído em uma área de aproximadamente 7.200 m², tem capacidade para atender uma movimentação de 25 t/dia de pescado. No futuro, o empreendimento poderá aumentar esta capacidade para 120 t/dia. 

A estrutura, que custou aproximadamente R$ 10 milhões, abriga um cais com 95 metros de extensão e dispõe de amplas unidades de desembarque de pescado, de comercialização e de conservação.

Os peixes serão comercializados frescos, inteiros ou em postas e seguirão os  rígidos padrões de sanidade exigidos pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e da Vigilância Sanitária.

O terminal contará com fábricas de gelo com capacidade para 48 toneladas/dia, câmaras de resfriamento e congelamento e silo de armazenagem para 80 toneladas.

A estrutura terá ainda unidade de tratamento hidro-sanitária, que elimina o mau cheiro e a atração de pássaros e vetores nocivos à saúde; subunidades de abastecimento de água (doce e salgada), coleta de esgoto, posto de abastecimento de combustível; auditório, refeitório e telecentro, além de estacionamento para carros e caminhões.

A estimativa é de que mais de 15 mil pescadores sejam beneficiados e 500 pessoas circulem pelo local diariamente. O terminal deve gerar em torno de 50 empregos diretos e vai começar a operar na safra da sardinha, até 15 de fevereiro.

Dragagem do Canal

Desde o ano passado, o Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente começaram a retirar 52 carcaças de embarcações abandonadas no espelho d’água no Canal de São Lourenço, na Baía de Guanabara. A iniciativa conta também com o apoio dos estaleiros de construção naval existentes na região.

A ação priorizou a retirada das embarcações que impediam a navegação próxima ao terminal. Este ano, várias carcaças de aço foram leiloadas e arrematas pela iniciativa privada.

Programação

10h - Inauguração do Terminal Pesqueiro Público e da nova sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura

Local: Avenida Governador Roberto Silveira 3500 A, antiga Avenida do Contorno – Barreto, Niterói

Fonte:
Ministério da Pesca e Aquicultura 



13/12/2013 16:33


Artigos Relacionados


Campos dos Goytacazes terá Terminal Pesqueiro Público

Governo assina convênio para construir Terminal Pesqueiro

Ministro assina convênio para construção de Terminal Pesqueiro

Amazonas inaugura mais um terminal portuário

Alckmin inaugura Terminal Metropolitano em Guarulhos

Governador inaugura Terminal Metropolitano Taboão, em Guarulhos