Governo lança Rede Cegonha em Belo Horizonte



A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançam nesta segunda-feira (28) o Rede Cegonha, programa que garantirá atenção à saúde da mulher e da criança durante a gestação, no parto e nos primeiros meses de vida do bebê. A solenidade será realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), a partir das 11h. 

Com o Rede Cegonha, o governo federal articulará ações estratégicas de saúde com o objetivo de qualificar a rede de assistência da saúde da mulher e da criança. O conjunto de iniciativas previstas dará condições para que todas as brasileiras possam dar à luz e cuidar de seus bebês com atendimento adequado, seguro e humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além de reforçar o atendimento efetivo e humanizado, a Rede Cegonha incentivará o parto normal em virtude do aumento da quantidade de cesarianas realizadas no País.

 

Artista doa logomarca da Rede Cegonha 

As cores vibrantes do artista plástico pernambucano Romero Britto vão ilustrar o novo programa do Ministério da Saúde, o Rede Cegonha. Britto doou peças originais que serão a logomarca do plano que amplia a atenção à saúde da mulher, com foco no planejamento familiar, na gravidez, no parto e pós-parto, assim como o cuidado até o segundo ano de vida da criança. 

O ministro Padilha apresentou a idéia do modelo de atendimento para o artista, em março, durante uma agenda de Pernambuco. Entusiasmado pela assistência à mãe e ao bebê, Britto se prontificou a doar imagens para ilustrar o plano. “Considerando a importância da melhoria da qualidade da atenção à saúde da mulher e da criança, doei uma série de 10 quadros, de acrílicos sobre tela, produzidos por mim”, explicou o artista, que é considerado um ícone da cultura pop moderna. Os quadros estão avaliados em US$ 800 mil. 

Uma mostra ocorrerá na segunda-feira em Belo Horizonte (MG), durante o lançamento do programa, e contará com a presença do artista. Um roteiro será proposto para que a série percorra todo o País, pelas unidades de saúde. 

Juntas, as obras contam uma história que vai da concepção ao crescimento do bebê: o amor; o encontro do pai e da mãe; a responsabilidade do ato sexual; a felicidade da gravidez; a parteira; o cuidado na hora do parto; a família junta apoiando o crescimento da criança; o bebê como centro do universo e a criança no meio da bandeira do Brasil representando o cidadão do futuro. 

Confira uma galeria com as obras de Romero Britto, aqui.  

 

Fonte:
Ministério da Saúde



14/04/2011 18:27


Artigos Relacionados


Municípios da Grande Belo Horizonte aderem à Rede Cegonha e ao Samu

Belo Horizonte terá aumento de 26% na rede de hotéis

Ministério da Saúde lança Rede Cegonha em Brasília

Governo investe R$ 9 bilhões para aperfeiçoar a Rede Cegonha

Governo amplia parcerias para fortalecer Rede Cegonha

Governo federal investe em melhorias do Anel Rodoviário de Belo Horizonte