Governo oficializa criação de comitê de respeito à diversidade religiosa



Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31), a portaria que institui o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa. O grupo tem como objetivo promover o reconhecimento da diversidade do País e defender o direito à liberdade de crença e convicção.

Com mandato de dois anos, o comitê será composto por representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (que o coordenará), do Ministério da Cultura, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Geral, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e por 10 representantes titulares e 10 suplentes da sociedade.

O grupo visa auxiliar e propor iniciativas, ações e políticas de enfrentamento à intolerância por motivo de crença ou convicção e contribuir no estabelecimento de estratégias de respeito à diversidade e à liberdade religiosa e do direito de não ter religião, da laicidade do estado e do enfrentamento à intolerância religiosa.

O Comitê se reunirá semestralmente, podendo ser convocada reuniões extras a qualquer momento. Lideranças e integrantes de instituições públicas ou privadas, cuja atuação profissional seja relacionada a religião, também poderão participar das reuniões como convidados.

Conheça os integrantes do comitê.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União



31/01/2014 09:30


Artigos Relacionados


Comitê de respeito à diversidade religiosa é lançado

Secretarias divulgam nomes para Comitê de Respeito à Diversidade Religiosa

Governo participa de diálogo sobre diversidade religiosa e direitos humanos

Ministra Maria do Rosário lança campanha sobre Diversidade Religiosa nesta quarta-feira (30)

Barroso diz que acredita na diversidade e no respeito aos direitos humanos

Brasil vai propor ao Mercosul educação rural com respeito à diversidade