Governo poderá priorizar produção de pequenos agricultores
O governo deverá dar prioridade à produção de pequenos produtores rurais na hora de comprar alimentos para programas sociais, como o Fome Zero e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, caso seja aprovado projeto de lei do senador Delcidio Amaral (PT-MS). A proposta, apresentada nesta terça-feira (25), será encaminhada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Delcidio explica que o objetivo do projeto é garantir a viabilidade econômica das pequenas propriedades rurais, inclusive de assentamentos de reforma agrária. O senador acredita que, se os governos federal, estaduais e municipais dessem preferência à produção de pequenos agricultores nas regiões onde os alimentos são distribuídos, esses brasileiros teriam mais condições de escoar seus produtos. Dessa maneira, seriam reduzidos o desemprego rural e a migração para as cidades, acredita o parlamentar.
-É uma proposta onde todo mundo ganha. Os produtores rurais, as famílias beneficiadas pelos programas sociais e o próprio município, onde passa a circular mais dinheiro, estimulando o desenvolvimento e a geração de empregos-, argumenta o senador em sua justificativa.
Delcidio acrescenta que seu projeto coincide com os anseios do governo e dos pequenos agricultores, pois seria uma forma de contribuir para a intensificação da reforma agrária e do Programa Nacional de Agricultura Familiar. Conforme o senador, somente no ano passado o governo federal destinou à Secretaria Estadual de Educação e às prefeituras dos 77 municípios do Mato Grosso do Sul cerca de R$ 11,6 milhões para compra de merenda escolar.
26/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pequenos agricultores recebem títulos para produção de pescado
Estímulo à produção de álcool e biocombustíveis por pequenos agricultores aguarda votação
Governo ajuda pequenos agricultores a manter renda na atual seca
Sibá elogia sucesso das negociações entre governo e pequenos agricultores
SESSÃO PLENÁRIA/Pavan diz que governo federal discrimina pequenos agricultores
Heloísa Helena cobra ação do governo em favor dos pequenos agricultores alagoanos