Governo quer garantir controle social na elaboração do Plano de Resíduos Sólidos
Para debater a questão do lixo, a população brasileira está sendo convocada para dar sugestões e opinar sobre o tema. Para aumentar a mobilização, começa nesta terça-feira (13), em Campo Grande (MS), a primeira de cinco audiências públicas regionais que devem garantir a participação e o controle popular no processo de construção do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
A audiência de Campo Grande terá a participação dos estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. Em Campo Grande, o encontro começa às 8h do dia 13 no Yotedy, localizado na rua Antônio Maria Coelho, 6.200.
Em outubro começam as audiências públicas nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte. Em cada uma delas são aguardadas a presença de cerca de 400 pessoas. A participação é aberta a todos.
Os interessados em fazer parte em uma das audiências devem se inscrever no endereço eletrônico do Ministério do Meio Ambiente.
Em cada uma das regiões serão apresentados e debatidos seis temas previamente escolhidos. No momento da inscrição, o participante deve optar entre vários temas, dentre eles, resíduos sólidos urbanos e inclusão de catadores de materiais recicláveis, resíduos de serviços de saúde, portos, aeroportos e terminais rodoviários, dentre outros.
A consulta pública é um instrumento do governo federal que tem a finalidade de promover a participação e o controle da sociedade no processo de tomada de decisão das ações governamentais e facilitar o acesso às informações das políticas públicas.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
12/09/2011 17:33
Artigos Relacionados
Governo oferece curso sobre plano de gestão de resíduos sólidos
Governo lançará três programas para cumprir Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Curso prepara estados e municípios para elaboração de planos de resíduos sólidos
CMA discute Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Plano de resíduos sólidos recebe novas contribuições
MMA promove audiência nacional para o Plano de Resíduos Sólidos