Governo quer impulsionar comércio bilateral e estreitar cooperação em educação com a Bulgária



Em seu primeiro pronunciamento oficial na Bulgária, a presidenta Dilma Rousseff destacou a necessidade de impulsionar o comércio bilateral e manifestou a intenção em estreitar a cooperação nas áreas de educação, ciência e tecnologia. Ela lembrou, nesta quarta-feira (5), que o Brasil está investindo na formação de estudantes brasileiros no exterior e ressaltou a tradição da Bulgária nas áreas de Medicina, Física e Matemática. Em troca, segundo a presidenta, o Brasil pretende compartilhar experiências bem-sucedidas nas áreas de agricultura, energias renováveis, indústria, aeronáutica, transferência de renda, petróleo e gás.

“Estou feliz e emocionada de, pela primeira vez, visitar a Bulgária, terra natal de meu pai, e desde que cheguei aqui recebi muitas manifestações de afeto de seus governantes e de seu povo, ao qual me sinto profundamente ligada por laços de sangue e pela memória de meu pai. Por isso venho à Bulgária com a expectativa de traduzir esse carinho e esse apreço em gestos concretos de aproximação entre os nossos países”, disse a presidenta.

Dilma Rousseff afirmou que a crise financeira internacional tornou urgente a necessidade de unir esforços para incrementar o comercial bilateral, que na última década “vinha crescendo de maneira notável”. E disse que essa preocupação estará presente em todas as conversas que manterá no país, principalmente com a ajuda da delegação empresarial brasileira.

“A crise internacional, ainda em curso, nos impede de tirar das cifras de intercâmbio conclusões definitivas. Tenho, no entanto, o firme propósito de recuperar o terreno perdido, recuperar o dinamismo e multiplicar as oportunidades para empresários brasileiros e búlgaros.”

A presidenta falou também que o Brasil receberá de “braços abertos”, os atletas, torcedores, jogadores e turistas búlgaros na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, “que, como em outros pontos, falam um idioma comum: a universal conversa dos esportes.”

 

Fonte:
Blog do Planalto



05/10/2011 12:44


Artigos Relacionados


Na Bulgária, presidenta recebe homenagens e estimula cooperação econômica

Brasil pode estreitar cooperação com polo importador chinês

Brasil e França fecham acordos de cooperação bilateral

Brasil e Equador querem intensificar cooperação bilateral

Brasil e Equador retomam monitoramento do comércio bilateral

Brasil e Malásia comemoram aumento de 55% no comércio bilateral