Governo retoma programa de capacitação em projetos culturais



O Ministério da Cultura dará continuidade em 2011 a primeira e a terceira etapa do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. As fases correspondem ao curso de nivelamento à distância, que apresenta conceitos básicos de cultura, e a fase avançada, com módulos para aprofundamento de conteúdos. O programa é uma iniciativa do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Itaú Cultural (IC).

As oficinas presenciais da segunda etapa, previstas para as cidades de Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA), Santarém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Macapá (AP) e mais cinco cidades a serem posteriormente definidas, estão mantidas, mas serão realizadas em 2012, devido ao corte orçamentário anunciado pelo governo federal no início deste ano.

A primeira etapa do curso é de livre acesso e visa apresentar conceitos básicos do campo da cultura, dentro dos módulos de “Políticas Públicas de Cultura”, “Economia e Financiamento da Cultura”, “Gestão Cultural” e “Direito Autoral”. As inscrições vão até 30 de setembro. No momento da inscrição, o candidato já opta pelo polo onde deseja realizar a oficina presencial, que fará caso tenha alcançado 70 pontos ou mais na avaliação.

O prazo para finalização da primeira etapa vai até 31 de outubro. Os aprovados recebem certificado de conclusão do nivelamento, que tem valor de curso de extensão. Na seleção para a oficina presencial, são considerados também a atuação profissional do candidato no setor cultural e seu local de residência, com preferência para aqueles cujas atividades são desenvolvidas na cidade onde ocorrerá a oficina ou em municípios próximos.

Aqueles que cursaram a oficina presencial (2ª etapa) já estão recebendo as convocações para se inscreverem na fase avançada até 31 de maio, que constará das disciplinas: “Política e Gestão Cultural” e “Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos”. O cumprimento com êxito de cada uma das disciplinas dará direito a um certificado de extensão.

Essa é a terceira oferta dos módulos avançados do programa, que teve início em julho de 2010 com as primeiras turmas piloto, na disciplina de “Projetos Culturais”. No início deste ano, houve a segunda oferta, na disciplina de “Política e Gestão Cultural”, realizada de janeiro a abril.

A terceira oferta, para a disciplina “Política e Gestão Cultural”, com carga horária de 30 horas, será destinada aos três seguintes grupos: aqueles que participaram com êxito das oficinas presenciais em 2010 e ainda não cursaram nenhuma disciplina do módulo avançado; aqueles que não se inscreveram na oferta de “Política e Gestão Cultural” realizada de janeiro a abril deste ano; e aqueles que, embora tenham se inscrito em 2010 nas turmas piloto da disciplina “Projetos Culturais”, e não conseguiram concluir o curso.

No caso deste último grupo, a oportunidade se justifica porque, à época da turma piloto, não havia previsão de punição para a não conclusão. No entanto, pelo novo regulamento, aplicado a partir da 1ª turma de 2011 da disciplina “Política e Gestão Cultural”, aqueles que abandonarem o curso após terem se inscrito serão considerados evadidos e excluídos do módulo avançado, não podendo inscrever-se novamente.

Já a disciplina “Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos”, com carga horária de 15 horas, será destinada aos que cursaram “Política e Gestão Cultural” entre janeiro e abril deste ano.

Para divulgar os resultados alcançados e as atividades desenvolvidas pelos alunos, será elaborada uma publicação com o histórico e processo de concepção do programa, assim como artigos redigidos pelos que participaram da disciplina “Política e Gestão Cultural”.


Fonte:
Ministério da Cultura



18/05/2011 19:04


Artigos Relacionados


Cultura divulga lista dos concluintes do Programa de Capacitação em Projetos Culturais 2012

Programa Padaria artesanal retoma cursos de capacitação

Secretaria divulga selecionados para capacitação em projetos culturais

Programa de patrocínios culturais recebe projetos

Cultura abre inscrições para programa de capacitação em projetos

Governo anuncia R$ 21,3 milhões para incentivo a projetos culturais