Governo tenta localizar famílias extremamente pobres para incluir nos programas sociais
A localização das famílias em situação de extrema pobreza é fundamental para superar a miséria no País. Após a identificação, as famílias são inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Atualmente, cerca de 20 milhões de famílias estão inscritas no cadastro e têm acesso a diversos programas sociais, como por exemplo, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, dentre outros.
O secretário nacional de Transferência de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, diz que o cadastro é fundamental para retirar mais de 16 milhões de brasileiros da extrema pobreza até 2013, a meta do Plano Brasil Sem Miséria. “O Cadastro Único é o instrumento que temos para identificar as famílias mais pobres e vulneráveis no País. É a porta de entrada para o plano”, destacou o secretário.
A busca ativa, principal estratégia do Plano Brasil Sem Miséria, e a inclusão no Cadastro Único foram os temas de teleconferência promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), nesta segunda-feira (10).
A diretora do Departamento de Cadastro Único, Letícia Bartholo, explicou que a atualização dos dados cadastrais é essencial para desenhar o perfil real de cada família. Ela acrescentou que todos os municípios assinaram um termo de adesão ao Cadastro Único e isso implica atualização permanente dos dados e cadastramento de novas famílias.
O MDS tem feito parcerias para auxiliar os municípios na identificação das famílias. Agentes do Bolsa Verde, coordenadores do Brasil Alfabetizado, funcionários dos Correios e agentes comunitários de saúde são parceiros na tarefa de localização da população mais vulnerável.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
10/10/2011 16:31
Artigos Relacionados
Brasil Sem Miséria começa a preparar municípios para localizar famílias extremamente pobres
Aumento de renda de famílias pobres indica saída de programas sociais
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulga instrução para auxiliar na localização das famílias extremamente pobres
Famílias extremamente pobres do Maranhão terão assistência técnica e extensão rural
Famílias são cadastradas para programas sociais
Amazônia recebe antenas de comunicação para cadastrar famílias em programas sociais