Governo viaja para funeral de Nelson Mandela



A presidenta Dilma Rousseff embarcou, nesta segunda-feira (9), às 12h30, no Rio de Janeiro, com destino a Johanesburgo, na África do sul, onde acontece, amanhã, a cerimônia fúnebre pelo falecimento de Nelson Mandela. Dilma viaja acompanhada pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney. Em sua conta no Twitter, a presidenta disse ser uma honra poder reunir todos os ex-presidentes para honrar Mandela.

“Estou viajando acompanhada dos ex-presidentes Sarney, Collor, Fernando Henrique e Lula para acompanhar os funerais do grande líder Mandela. É uma honra poder reunir todos os ex-presidentes num objetivo comum. O Estado brasileiro se une para honrar Mandela, exemplo que guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz. É uma demonstração de que as eventuais divergências no dia-a-dia não contaminam as posições do Estado Brasileiro”.

Segundo o embaixador do Brasil na África do Sul, Pedro Carneiro de Mendonça, a presença de Dilma e dos ex-presidentes é a mais expressiva homenagem que o Brasil poderia oferecer ao líder sul-africano.

“O Brasil estará representado no mais alto nível pela presidenta da República, que vem acompanhada dos nossos quatro ex-presidentes. É, a meu ver, a mais expressiva homenagem que nosso país pode prestar a esse vulto de envergadura mundial que é Nelson Mandela. (…) É a homenagem que o Brasil presta à África do Sul, país com o qual tem relações tão especiais. (…) E é, como o Brasil, uma sociedade multirracial”, disse.

Fonte:
Blog do Planalto 



09/12/2013 13:21


Artigos Relacionados


Presidenta Dilma discursará em funeral de Mandela

Nelson Jobim viaja à França e Inglaterra para ampliar intercâmbio na área de defesa

Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth

Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth

NOTA DE PESAR - Nelson Mandela

Nelson Mandela: herói da liberdade