Grande Bom Jardim, em Fortaleza (CE), debate direitos humanos



Com o propósito de discutir o extermínio de jovens no grande Bom Jardim, as instituições do bairro realizarão o “Bom do Bom Jardim”, dia 8 de novembro no Centro Cultural Bom Jardim. O evento será iniciado com a audiência pública, onde serão discutidos pontos como: a violação dos direitos humanos das juventudes, a alta taxa de vulnerabilidade e letalidade juvenil, bem como estratégias para a redução deste extermínio.

 A audiência é fruto das demandas de movimentos sociais e instituições da sociedade civil que serão apresentadas para o poder público, representado pela Assembleia Legislativa, às Comissões de Juventude, Infância e Adolescência e Direitos Humanos e Cidadania. Esta iniciativa é uma soma de preocupações e esforços de várias instituições que iniciaram, no primeiro semestre, uma articulação que encarou fazer uma sensibilização pública (institucional e social) frente à naturalização do extermínio da juventude que acontece na periferia da cidade, em especial no Grande Bom Jardim.

 Ainda em maio, foi realizada uma caminhada pela paz nas ruas dos bairros do Grande Bom Jardim, que reuniu mais de dois mil moradores e estudantes das escolas públicas locais. Após isso, o grupo seguiu o seu trabalho junto com as populações infanto-juvenis, com a promoção de direitos, a educação em direitos humanos, o fortalecimento do protagonismo na cultura de paz e mediação de conflitos empreendidos pelas juventudes.

 Como atividades de preparação para a audiência, foram desenvolvidas rodas de diálogo nas escolas públicas, nas organizações e coletivos de juventudes, como temáticas orientadoras que serão tratadas na audiência pelos jovens e organizações da sociedade civil: violência, letalidade juvenil, política de segurança e atividade policial e promoção dos direitos das juventudes. O evento também contará com manifestações artísticas de dança, teatro e hip hop.

Serviço

Data 08 Novembros 2013

Local; Centro Cultural Bom Jardim 400,Bom Jardim - Fortaleza/Ceará

Confira os horários:

8:00h Grafitte, Marco Referencial do ato pela Paz (Delegacia Civil do Bom Jardim)

14:00h Audiência Pública.

Instituições organizadoras:

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Secretarias do Governo do Estado, Jovens Agente da Paz (JAP),Centro de defesa a Vida Hertert de Sousa, TDH,PDA – Bom Jardim,EEFM  Eudes Veras,EEFM  São Francisco de Assis,EEFM  Osires Pontes,EEFM Santo Amaro,EEFM Professor Jocie Caminha de Menezes,CAIC Maria Alves Carioca Centro Cutural Bom Jardim,Rede DLIS,Coletivo Voz da Periferia,Fórum de Juventudes GBJ,Centro Cultural Bom Jardim.

Fonte:
Juventude Viva



08/11/2013 17:34


Artigos Relacionados


Fortaleza recebe a 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul

Fortaleza recebe primeira edição da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil

Centro de Referência Direitos Humanos será inaugurado no Rio Grande do Sul

Interlegis debate direitos humanos

CDH debate direitos humanos no trabalho

TV SENADO DEBATE DIREITOS HUMANOS