Grande Expediente: Assembléia Legislativa homenageia CNPq



A deputada Jussara Cony (PCdoB) homenageou ontem, no Grande Expediente Especial, os 50 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre os presentes na homenagem estavam o presidente do Conselho Nacional de Pesquisa, Evando Mirra de Paula e Silva, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Wranna Panizzi, os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, Renato Oliveira, e do Meio Ambiente, Claudio Langone e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Su (FAPERGS), Sérgio Bampi.

Jussara Cony destacou a missão do CNPq que é a de promover e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do país e contribuir na formulação das políticas nacionais de ciência e tecnologia e os diversos estudos que vêm sendo realizados pela instituição. Entre eles, a parlamentar citou a genômica, através da instalação da Rede Nacional de Genoma, para seqüenciar o DNA da bactéria Chromabacterium violaceum, cujos resultados poderão ter impacto na fabricação de remédios para a Doença de chagas e na produção de um plástico totalmente degradável. “São contribuições valiosas para a saúde da população e a preservação da natureza”, afirmou.

Destacou, também, estudos na área da astrofísica, onde o CNPq é o principal financiador, com participação de 46% dos recursos, do telescópio SOAR, primeiro em terra, capaz de gerar imagens mais nítidas e com mais qualidade. O aparelho está sendo instalado no Chile e começa a operar em fase experimental no Chile até o final deste ano.

A parlamentar ressaltou as dificuldades vivenciadas pelos pesquisadores brasileiros que recebem baixos salários e muitos, com pós-doutorado, convivem com remunerações semelhantes a bolsas pagas a pesquisadores em fase de formação.

Após a homenagem, os convidados visitaram a exposição itinerante “Memórias do CNPq”, localizada no Vestíbulo Nobre da Assembléia Legislativa. A mostra é composta por 10 painéis e conta um pouco da história da Energia Nuclear no país até as pesquisas mais recentes em áreas como a Genômica. Há, ainda, documentos históricos, expostos pela primeira vez, como o Decreto de criação do CNPq, assinado pelo presidente Gaspar Dutra. São ao todo, 113 fac-simile de documentos, fotos e matérias jornalísticas da década de 50. A exposição acontece até amanhã e é aberta ao público.


10/19/2001


Artigos Relacionados


GRANDE EXPEDIENTE/Appio homenageia os 109 anos do Grande Oriente

Grande Expediente homenageia a FIERGS

Brizola participa hoje de Grande Expediente na Assembléia

Grande Expediente homenageia Antônio Caringi

Grande Expediente homenageia a aviação nacional

Grande Expediente homenageia município de Vacaria