Grupo capacita pescadores no litoral do Ceará
Pescadores de Acaraú, município litorâneo do Noroeste do Ceará, participam, até sexta-feira (20), de reunião do Grupo de Trabalho Formação e Capacitação do Pescador Profissional, do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape). A atividade conta com a participação de representantes da Marinha do Brasil, do Ministério da Educação e do Conselho.
O grupo tem conquistado muitos avanços para os pescadores profissionais locais. Conseguiu, por exemplo, descentralizar cursos de formação para escolas federais de ensino – com a chancela da Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil –, mudar o plano de ensino para padrões aceitos internacionalmente e implantar plano de carreira para a categoria. Também foram viabilizados cursos para aquaviários marítimos e fluviários.
Atualmente os cursos podem ser ministrados não apenas pela Marinha do Brasil como por instituições credenciadas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC).
Programação
Em Acaraú, que é o maior produtor de lagosta do Brasil, o grupo debaterá estratégia para ampliar o número de Institutos Federais de Ensino habilitados a profissionalizar novos pescadores. Também estão previstas palestras sobre “A nova formação do pescador profissional no Brasil – Desafios e Perspectivas”, que serão seguidas de debates.
O encontro do GT será realizado no Instituto de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ceará (IF-CE) – Campus Acaraú, que já promove cursos para pescadores.
Fonte:
Ministério da Pesca e Aquicultura
18/10/2013 12:47
Artigos Relacionados
Agricultura: Projeto capacita pescadores no litoral sul de São Paulo
Agricultura: Instituto capacita pescadores para cultivar camarão
Ação: Projeto no Litoral Sul inclui pescadores no processo de ordenamento de pesca
DOU publica liquidação extrajudicial de empresas de grupo financeiro do Ceará
Cultura: Coral de Câmara e grupo Quebrando o Galho se apresentam no litoral Norte e Vale do Paraiba
Música: Coral de Câmara e grupo Quebrando o Galho se apresentam no litoral Norte e Vale do Paraiba