Guia de bolso com dicas de saúde para viajantes brasileiros está disponível
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou, nessa terça-feira (12), o guia de bolso "Tudo o que Você Precisa Saber para Fazer uma Boa Viagem", que conta com dicas para os usuários de aeroportos no Brasil. A iniciativa é da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias, com o apoio da Agência.
O material, que está disponível nas versões em português, inglês e espanhol, trata de assuntos que vão desde a compra das passagens aéreas até os cuidados que os passageiros devem observar durante o embarque, o voo e o desembarque.
Saúde
Para as viagens internacionais, o guia traz alguns cuidados com a saúde que não podem ser esquecidos, como a realização de uma avaliação médica prévia e, caso necessário, fazer uso de algum medicamento durante a viagem, com a exigência de o turista de portar a prescrição médica.
Outro assunto abordado no material são os cuidados com a saúde que o viajante deve observar após a chegada ao destino. “Alimentar-se bem, adotar hábitos saudáveis e higiênicos e evitar o estresse são as formas mais eficazes de prevenção”, explica o diretor de Monitoramento e Controle da Anvisa, Agenor Álvares. A cartilha detalha, ainda, como agir em casos de doenças durante o voo ou após o retorno da viagem.
A cartilha também reforça a exigência internacional de alguns países em relação à apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) que, assim como o visto internacional, é um documento obrigatório para a entrada em países como Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, China e Panamá, entre outros.
O documento é de tamanha importância, que autoridades sanitárias de alguns países chegam a impedir a entrada de estrangeiros que não o possuem. “Cabe lembrar que o certificado só tem validade se for emitido com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem, que é o tempo que a vacina contra febre amarela leva para fazer efeito”, afirma o diretor da Anvisa. A vacina tem validade de dez anos e deve ser administrada novamente até o final desse período.
Atualmente, o CIVP é emitido em 107 centros de orientação para a saúde do viajante espalhados por todos os estados do Brasil. O horário de funcionamento dos postos é semelhante ao da Delegacia da Criança e do Adolescente, para os casos de menor que necessita de autorização para viajar desacompanhado do responsável.
Veja aqui a lista da localidade e horário de funcionamento dos centros de orientação para a saúde do viajante.
Emissão
- Saiba mais sobre o Guia do Passageiro
- Nova versão do Guia do Passageiro está disponível em português, inglês e espanhol
- O guia Viaje Legal dá dicas para garantir o sucesso das viagens pelo Brasil
- Aplicativo que permite consultar horários e informações de voos chega às redes sociais
03/09/2013 11:36
Artigos Relacionados
Já está disponível a declaração eletrônica de bens de viajantes
Guia do livro didático para o ensino médio já está disponível
Guia de pesquisa escolar está disponível online
Guia de pesquisa escolar está disponível online
Guia que resume obras destinadas às escolas do campo está disponível
Metrô lança guia de bolso do seu acervo de arte nas estações