Guia de bolso com dicas de saúde para viajantes brasileiros está disponível



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou, nessa terça-feira (12), o guia de bolso "Tudo o que Você Precisa Saber para Fazer uma Boa Viagem", que conta com dicas para os usuários de aeroportos no Brasil. A iniciativa é da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias, com o apoio da Agência.

O material, que está disponível nas versões em português, inglês e espanhol, trata de assuntos que vão desde a compra das passagens aéreas até os cuidados que os passageiros devem observar durante o embarque, o voo e o desembarque. 

Saúde

Para as viagens internacionais, o guia traz alguns cuidados com a saúde que não podem ser esquecidos, como a realização de uma avaliação médica prévia e, caso necessário, fazer uso de algum medicamento durante a viagem, com a exigência de o turista de portar a prescrição médica.

Outro assunto abordado no material são os cuidados com a saúde que o viajante deve observar após a chegada ao destino. “Alimentar-se bem, adotar hábitos saudáveis e higiênicos e evitar o estresse são as formas mais eficazes de prevenção”, explica o diretor de Monitoramento e Controle da Anvisa, Agenor Álvares. A cartilha detalha, ainda, como agir em casos de doenças durante o voo ou após o retorno da viagem.

A cartilha também reforça a exigência internacional de alguns países em relação à apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) que, assim como o visto internacional, é um documento obrigatório para a entrada em países como Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, China e Panamá, entre outros.

O documento é de tamanha importância, que autoridades sanitárias de alguns países chegam a impedir a entrada de estrangeiros que não o possuem. “Cabe lembrar que o certificado só tem validade se for emitido com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem, que é o tempo que a vacina contra febre amarela leva para fazer efeito”, afirma o diretor da Anvisa. A vacina tem validade de dez anos e deve ser administrada novamente até o final desse período.

Atualmente, o CIVP é emitido em 107 centros de orientação para a saúde do viajante espalhados por todos os estados do Brasil. O horário de funcionamento dos postos é semelhante ao da Delegacia da Criança e do Adolescente, para os casos de menor que necessita de autorização para viajar desacompanhado do responsável.

Veja aqui a lista da localidade e horário de funcionamento dos centros de orientação para a saúde do viajante.

Emissão