Guiana tem menos de um milhão de habitantes



A Guiana é um país de língua inglesa que conta com população de 770 mil habitantes. Na capital, Georgetown, vivem cerca de 213 mil pessoas. O país foi colonizado primeiro por holandeses e depois passou a ser uma possessão inglesa.

A Guiana tornou-se independente do Reino Unido em 1966 e desde então vem sendo governada principalmente por partidos socialistas. O atual presidente, Bharrat Jagdeo, foi eleito em 2001 e reeleito em 2006.

O país adotou um sistema de presidencialismo misto e o Parlamento é unicameral. A moeda da Guiana é o dólar guianense, cujo câmbio está em torno de 204 dólares guianenses para um dólar norte-americano.

Os principais produtos do país são alimentos e derivados de petróleo e a população é formada sobretudo por descendentes de africanos, trazidos como escravos ao país, e por indianos, que vieram da Índia trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, quando a escravidão foi abolida. Devido a essa configuração étnica, as principais religiões da Guiana são o cristianismo, o hinduísmo e o islamismo.

Georgetown é a sede da Comunidade do Caribe (Caricom).



01/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cidades com menos de 500 mil habitantes são as que mais crescem, aponta IBGE

Wellington Dias comemora inclusão de cidades com menos de 50 mil habitantes no Minha Casa, Minha Vida

Emprego cresce menos em 2011, mas País consegue criar 1,9 milhão de vagas na crise

3º DP de Barueri atenderá área com 70 mil habitantes

A cada 100 habitantes 55 passagens aéreas são emitidas

Em 20 estados e no DF, há mais telefones celulares do que habitantes