Habitação: CDHU começa a notificar mutuários inadimplentes para regularizar dívidas
Após realizar plantões de atendimento para negociação de débitos, a Companhia está notificando os mutuários que continuam inadimplentes
Os mutuários inadimplentes que ainda não regularizaram os seus débitos, nas regiões de Araraquara, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Sorocaba, serão notificados extrajudicialmente pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). As notificações começarão a ser entregues, via cartório de título e documentos, a partir desta sexta-feira, 17 de novembro. Esses mutuários tiveram várias oportunidades para realizar acordos e honrar com os seus compromissos.
A Companhia adotou uma série de medidas com o objetivo de adequar as normas financeiras às condições de pagamentos dos mutuários. Além disso, para agilizar e facilitar a negociação com os inadimplentes, durante os meses de outubro e novembro, foram realizados vários plantões de atendimento nessas regiões. No entanto, alguns devedores não procuraram a CDHU e as notificações se tornaram necessárias.Os mutuários notificados deverão regularizar a sua situação o mais rápido possível, caso contrário, a Companhia irá entrar com ação judicial para a retomada dos imóveis. Os interessados em fazer um acordo devem dirigir-se aos escritórios regionais da CDHU ou acessar o site (www.cdhu.sp.gov.br), onde é possível obter informações sobre o financiamento e negociar os débitos.
Essa é mais uma etapa do Programa Sempre em Dia, que tem como objetivo aumentar a arrecadação e estimular a negociação do débito de mutuários inadimplentes. A meta é diminuir os percentuais de inadimplência em todo o Estado. Por isso, foram adotadas uma série de medidas visando melhorar as condições para a regularização de débitos e facilitar o pagamento.
Entre as medidas adotadas pelo programa está a redução dos juros cobrados por atraso em todos os contratos ativos de 12,5 % para 3% ao ano. O mutuário inadimplente também pode fechar um acordo e parcelar o débito com o pagamento de apenas uma parcela do montante em atraso. Para incentivar o recebimento à vista, quem quitar a dívida terá isenção total dos juros de mora. Aos mutuários que já foram acionados judicialmente, a Companhia estendeu de 6 para até 100 meses o parcelamento da dívida, a fim de evitar a retomada dos imóveis.
Se os mutuários insistirem em permanecer inadimplentes, mesmo após as facilidades oferecidas, a CDHU entrará com ações judiciais para reaver os imóveis. Para tanto, já credenciou, por meio de edital público, 180 escritórios de advocacia no Estado.
Rodrigo
11/16/2006
Artigos Relacionados
Habitação: CDHU aumenta arrecadação renegociando dívidas com mutuários inadimplentes
Habitação: CDHU aumenta arrecadação renegociando dívidas com mutuários inadimplentes
Habitação: CDHU aumenta arrecadação renegociando dívidas com mutuários inadimplentes
CDHU vai atender mutuários de Jaci para regularizar dívidas
Plantão da CDHU vai regularizar dívidas de mutuários em Guaíra
Plantões da CDHU vão regularizar dívidas de mutuários em Jacareí