Heloísa diz que Lula errou ao não negociar com Morales logo após sua posse
Ao falar sobre a crise provocada pela nacionalização do gás e do petróleo bolivianos, promovida pelo presidente Evo Morales, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) opinou que, se situação similar tivesse ocorrido no Brasil, qualquer governo teria adotado a mesma posição. Na avaliação da senadora, o erro foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não procurou Morales logo após sua posse para rediscutir contratos e repactuar preços.
- A eleição da Bolívia se deu quase em caráter plebiscitário onde a população se dividiu entre os que estavam contra e os a favor da nacionalização do gás e do petróleo daquele país. Talvez o presidente Lula, tão mal acostumado a patrocinar a traição aos compromissos eleitorais assumidos, não tenha imaginado que Evo Morales cumpriria sua promessa - afirmou Heloísa Helena.
Na avaliação da senadora por Alagoas, a omissão do presidente Lula acabou criando essa polêmica. Ela lamentou que parcela significativa dos brasileiros estejam hoje declarando ódio à Bolívia e acreditando que o Brasil vai perder parte do seu patrimônio instalado naquele país.
Heloísa Helena lembrou ainda que não apenas o governo Lula é responsável pela atual situação, mas também o governo Fernando Henrique Cardoso, que permitiu que o Brasil ficasse quase que exclusivamente dependente do gás boliviano.
04/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias critica Lula por suposta missão de José Dirceu para negociar com Morales
Logo após a posse, líderes partidários indicam integrantes das comissões permanentes
Guerra diz que PSDB errou ao tentar negociar com o governo
Hillary Clinton e Evo Morales devem vir à posse
Errata: Hillary Clinton e Evo Morales devem vir à posse
Chávez e Morales confirmam participação na cerimônia de posse de Dilma