Hemeroteca Digital Brasileira já está em funcionamento
Através do novo serviço, usuários de qualquer parte do mundo passam a ter acesso a publicações jornais, revistas, anuários e boletins raros ou já extintos
Já está no ar a Hemeroteca Digital Brasileira que disponibiliza cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros - jornais, revistas, anuários e boletins -, muitos raros ou já extintos. Além da consulta, as páginas desejadas também poderão ser impressas.
Através do novo serviço, usuários de qualquer parte do mundo passam a ter acesso, livre e sem custos, a publicações que incluem desde os primeiros jornais criados no País, como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, fundados em 1808, a jornais que foram extintos no século XX, como o Diário Carioca e Correio da Manhã, ou que não circulam mais na forma impressa, como o Jornal do Brasil. O número de documentos à disposição no momento se multiplicará com a continuidade da reprodução digital.
Entre as publicações mais antigas e raras do século XIX estão os primeiros jornais das províncias do Império. Além disso, o acervo conta com periódicos de instituições científicas, que compõem um segmento especial do material já disponível. As consultas podem ser realizadas por título, período, edição, local de publicação e palavra.
A compra dos equipamentos e a contratação de pessoal para criação e manutenção do site foi possibilitada pelo financiamento de R$ 6 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto tem apoio dos ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fundação Biblioteca Nacional
A Biblioteca Nacional do Brasil - considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das dez maiores bibliotecas do mundo -, é também a maior da América Latina.
O núcleo original de seu acervo conta com cerca de nove milhões de itens e foi constituído para substituir a Livraria Real - cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte - que foi consumida por um incêndio, em Lisboa, no dia de 1º de novembro de 1755.
Em 1990, a Biblioteca Nacional - com sua biblioteca subordinada, a Euclides da Cunha, do Rio de Janeiro, e o Instituto Nacional do Livro, com sua Biblioteca Demonstrativa de Brasília - passaram a constituir a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que é composta por um presidente (nomeado pelo presidente da República), um diretor executivo, e seis outros diretores.
Leia mais:
Fundação Biblioteca Nacional inaugura mostra de livros raros
Abertas inscrições para curso de preservação de acervos de bibliotecas e museus
Vivaleitura 2012 vai premiar projetos que estimulam o acesso aos livros
Fonte:
Finep
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Fundação Biblioteca Nacional
Portal Brasil
30/08/2012 16:55
Artigos Relacionados
Biblioteca Mário de Andrade inaugura edifício para hemeroteca
TV Digital alcança 46% da população brasileira
Mais de 400 municípios já recebem o sinal da TV digital brasileira
Delegação brasileira apresenta padrão de TV Digital na África do Sul
Delegação brasileira apresentará vantagens da TV digital na Nicarágua
TV Digital nipo-brasileira é apresentada a autoridades da Costa Rica