Henrique Eduardo Alves diz que Dilma concordou em não vetar Orçamento impositivo na LDO



O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, anunciou em Plenário que a presidente da República, Dilma Rousseff, havia acabado de fazer um compromisso com o Congresso, no sentido de não vetar os dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 que tratam do Orçamento impositivo.

Em contrapartida, a Câmara deverá aprovar o texto integral do Senado para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo em fevereiro. Segundo Henrique Alves, o acordo viabiliza a aprovação da lei orçamentária do próximo ano ainda em dezembro.

A polêmica sobre o tema surgiu depois de a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara ter desmembrado a proposta que veio do Senado (PEC 353/2013) em duas: uma somente com a execução obrigatória das emendas parlamentares até o limite de 1,2% da receita corrente líquida, dos quais metade para a saúde (PEC 358/13); e outra somente com os artigos sobre o financiamento do setor, com limites mínimos de aplicação de recursos federais em despesas com saúde pública (PEC 359/2013).

Da Agência Câmara



11/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Henrique Alves quer enviar PEC do Orçamento Impositivo ao Senado na quinta

Henrique Eduardo Alves é eleito presidente da Câmara com 271 votos

Henrique Eduardo Alves é o novo presidente da Câmara dos Deputados

Renan e Henrique Alves querem consenso para votar Orçamento

Para Renan Calheiros e Henrique Alves, presença de Dilma no Congresso fortalece Democracia

Renan e Henrique Alves se reúnem para decidir sobre vetos e Orçamento