Heráclito Fortes apresenta novo diretor-geral do Senado



Após reunião da Mesa do Senado Federal, o 1º secretário, Heráclito Fortes, apresentou o novo diretor-geral, Haroldo Feitosa Tajra, e a nova diretora de Recursos Humanos, Dóris Marize Romariz Peixoto. Eles substituem, respectivamente, Alexandre Gazineu e Ralph Campos Siqueira. Heráclito afirmou que o presidente José Sarney aceitou os nomes por ele indicados para essas funções. Ressaltou que assumia inteira responsabilidade pelos erros e acertos que possam ser cometidos na administração do Senado, de agora em diante.

Heráclito Fortes informou que os novos diretores cumprirão um mandato inicial de 90 dias, que poderá ser renovado ao final desse período. O 1º secretário lembrou que existe a proposta de um grupo de senadores para que os indicados para ocupar esses cargos sejam sabatinados e aprovados pelo Plenário. Heráclito disse ter conversado com todos os líderes partidários pedindo que, enquanto esse procedimento não esteja votado, a Mesa pudesse fazer essas nomeações emergencialmente, para garantir o devido funcionamento da Casa.

A decisão de demitir Alexandre Gazineu do cargo de diretor-geral já havia sido tomada pelo presidente do Senado, na semana passada, em atendimento a pedidos dos senadores, segundo informou Heráclito Fortes. O 1º secretário disse que o presidente José Sarney lhe havia comunicado, por telefone, sua determinação. Heráclito pediu ao presidente que aguardasse sua volta a Brasília, uma vez que é atribuição da 1ª Secretaria a administração do Senado.

Quanto o afastamento de Ralph Campos Siqueira, Heráclito Fortes argumentou que a Secretaria de Recursos Humanos e a Diretoria Geral devem trabalhar afinadas, para evitar que possíveis desavenças entre os dois setores prejudiquem o bom funcionamento da Casa.

Heráclito Fortes insistiu que a nomeação dos novos diretores cabe ao presidente José Sarney, porém cabe a ele, Heráclito, a responsabilidade pelas indicações. Disse conhecer bem os servidores nomeados e garantiu que eles estão capacitados para prestar os serviços que o Senado necessita deles. O senador afirmou que os nomes indicados representam a renovação no Senado.

O 1º secretário apresentou, também, o novo diretor da Secretaria de Estágios, Petrus Elesbão Lima da Silva. Ele ocupa o cargo que estava vago desde o afastamento de Sanzia Maia, esposa do ex-diretor-geral Agaciel da Silva Maia. 

Transparência

O novo diretor-geral, Haroldo Feitosa Tajra, afirmou, após a entrevista de Heráclito, que sua gestão estará voltada para a total transparência das ações do Senado e para uma política mais efetiva de pessoal. Ele afirmou que uma de suas primeiras missões será promover a revisão dos atuais contratos de compras e serviços em vigência no Senado.

Indagado se pretendia realizar demissões de diretores que seriam ligados ao ex-diretor-geral Agaciel Maia, Haroldo Feitosa Tajra respondeu que a nomeação e demissão de diretores é atribuição exclusiva do presidente da Casa. Ele observou, no entanto, que caso considere não haver afinidade de algum diretor com o seu trabalho, pedirá ao presidente Sarney a substituição.

Haroldo Feitosa Tajra é consultor legislativo do Senado, aprovado em concurso público, tendo sido nomeado em 1995. Em 2001, foi convidado para trabalhar na 1ª Secretaria, convidado pelo então titular, senador Carlos Wilson. Permaneceu na equipe técnica da secretaria desde aquele período, tendo trabalhado com os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Efraim Morais (DEM-PB), agora, Heráclito Fortes.

A nova diretora da secretaria de Recursos Humanos, Dóris Marize Romariz Peixoto, que também é funcionária de carreira do Senado, disse que e assume o novo cargo como uma missão. Ela acredita que o atual momento da Casa é passageiro e que, de sua nova posição, poderá contribuir para esclarecer as dúvidas e os pontos que ainda precisam ser explicados.



23/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito anuncia nome de novo diretor-geral do Senado

Helder Rebouças é o novo diretor-geral do Senado

Heráclito Fortes quer explicações urgentes de ex-diretor de Recursos Humanos

Novo diretor-geral do Senado deve ser anunciado nesta semana, diz Sarney

Heráclito Fortes é o novo presidente da CPI das ONGs

Mão Santa apresenta requerimento de pesar por morte de irmão de Heráclito Fortes