Heráclito pede campanha de vacinação contra febre aftosa no Nordeste



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) fez um apelo ao governo federal para que realize campanha de vacinação contra a febre aftosa nos estados nordestinos e que, no Piauí, o governo estadual se esforce para atingir 100% do rebanho. O senador esclareceu que o Piauí há cinco anos não tem notícia de qualquer caso registrado da doença, mas o estado é classificado como área de risco desconhecido, o que o impede de exportar carne bovina para o exterior e outros estados.

A campanha de vacinação, defendeu o senador, deve vir acompanhada de orientação aos produtores, de instalação de infra-estrutura mínima de vigilância e de barreiras para o trânsito dos animais.

Heráclito lembrou que a febre aftosa não traz perigo à saúde humana, mas é a principal barreira que impede o aumento das exportações de carne brasileira. Apesar de estarem em um patamar confortável, essas exportações podem ser ampliadas, disse ele. No caso piauiense, informou o senador, os animais estão impedidos até de atravessar o território do estado.

A campanha de vacinação integra o Programa de Erradicação de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, que prevê a eliminação da doença em todo o território nacional até dezembro de 2005, o que elevará o Brasil ao status internacional de zona livre de aftosa, explicou.

- Ganharão as exportações, ganharão produtores, consumidores e trabalhadores, pois a produção e o preço certamente vão subir, o que provoca efeitos benéficos em toda a cadeia - afirmou o senador.



19/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vacinação contra febre aftosa no Nordeste pode ser prorrogada ou suspensa

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina no dia 30

Campanha de vacinação contra a febre aftosa se estende até 30 de novembro

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina nesta 5ª

Campanha de vacinação contra febre aftosa de 2012 começa pelo Amazonas

Paraná lança segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa