Herbário Virtual possui mais de 4,2 milhões de espécies



Mais de 4,2 milhões de espécies de plantas e fungos já foram catalogadas na base de dados do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT HVFF). O acervo foi lançado em 2008 e o seu acesso é aberto para toda a população, além de pesquisadores, cientistas e especialistas.

As amostras estão cadastradas de formas distintas e mais de 213 mil delas possuem imagens. Cerca de seis mil registros possuem também imagens da planta viva antes da coleta. Bahia é hoje o estado com maior número de registros no País, com 549.683, seguido de Minas Gerais com 464.480 e São Paulo com 399.572.

A iniciativa do Herbário Virtual integra o Programa Reflora, coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem o objetivo de ampliar o acesso à informação sobre plantas e fungos brasileiros disponível na internet.

O INCT-Herbário Virtual tinha em 2008 uma base de dados com cerca de 1,9 milhão de registros online. A ampliação das espécies catalogadas veio depois de uma parceria com 80 herbários brasileiros e do resgate de registros de espécies coletadas no Brasil com outros cinco herbários do exterior. São eles o Jardim Botânico de Nova Iorque (EUA), Museu Field de História Natural (EUA), Departamento de Botânica do Museu Nacional de História Natural Smithsonian (EUA), Jardim Botânico do Missouri (EUA) e Museu de História Natural de Paris (França). Esses herbários estrangeiros disponibilizam mais de 600 mil registros de amostras de plantas coletadas no Brasil.

Ferramenta de pesquisa

Ano passado foi desenvolvido e lançado um formulário de busca no site do Herbário Virtual - a rede speciesLink - que possibilita ao usuário visualizar imagens e produzir tabelas e mapas online de forma dinâmica, com os dados do resultado das buscas. A ferramenta ainda avalia o acesso às ferramentas e produz estatísticas do uso da rede.

O número de buscas realizadas por usuários saltou de 14 mil por mês, em janeiro de 2013, para cerca de 24 mil, em agosto de 2013. De janeiro a agosto foram realizadas, em média, aproximadamente 19 mil buscas mensais. O número médio mensal de registros visualizados como resposta às buscas dos usuários para o período é de cerca de 125 milhões, sendo que o número médio de registros visualizados pelo usuário, entre eles download, fichas, listas, mapas, gráficos, alcançou 20 milhões.

Programa Reflora

O programa foi estruturado em duas linhas de ação: a primeira envolve o acesso às informações das amostras da flora brasileira no exterior e a digitalização dos dados e imagens com posterior autenticação, transferência e integração à base física do herbário digital a ser instalado no Jardim Botânico. A segunda linha de ação visa fomentar 24 projetos de pesquisa envolvendo pesquisadores de equipes brasileiras e estrangeiras com ênfase nas áreas de botânica e fitogeografia.

A disponibilização online desse conhecimento pode colaborar para as estratégias de conservação e uso sustentável da biodiversidade brasileira, como também servirá para validação da identidade taxonômica dos espécimes analisados, capacitação e treinamento de recursos humanos na área de taxonomia.

O Projeto Reflora conta com recursos de R$ 21,5 milhões, financiados por instituições de fomento à pesquisa como o CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as fundações de amparo à pesquisa do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, contando ainda com apoio de empresas privadas, como Natura Cosméticos S.A. e Vale S.A.

Fonte:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)