Hidrelétrica de Santo Antônio começa a funcionar no próximo mês, comemora Valdir Raupp
Último a discursar nesta quarta-feira (22), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou que a primeira turbina da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira em Rondônia, começa a funcionar no mês de março. De acordo com o senador, a construção das usinas no Rio Madeira já transformou positivamente a realidade do estado.
Raupp disse que durante o "pico das obras" das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau, mais de 40 mil trabalhadores ficaram ocupados. A economia da capital Porto Velho foi beneficiada de maneira significativa, afirmou o senador.
- O impacto da construção dessas hidrelétricas em Rondônia tem sido efetivamente considerável. Os salários aumentaram; a renda, circulando, cresceu significativamente - disse o senador ao informar que, apenas em salários, o consórcio que constrói ambas as usinas vai pagar cerca de R$ 1,5 bilhão no total.
Em 2011, disse Raupp, o recolhimento de ICMS em Rondônia aumentou 30%. Além disso, acrescentou o senador, 80% da mão de obra nos canteiros é de trabalhadores da própria região.
- A cultura da informalidade no trabalho foi quebrada. Temos hoje um mercado de trabalho mais complexo, com oferta de mão de obra mais qualificada e experiente. Além do mais, cada emprego direto gerado pela construção implica três ou quatro indiretos - pontuou.
Entretanto, salientou Rauup, o estado precisa estar preparado para quando as obras dessas usinas estiverem concluídas. Os trabalhadores vão necessitar mais trabalho e empregos.
Além de outras usinas em construção ou a serem construídas na Região Norte, disse o senador, as autoridades podem ajudar os trabalhadores a conseguirem colocação em obras em países vizinhos das quais o Brasil for participar.
Ele citou como exemplo a construção da usina de Belo Monte, obras no Peru e na Bolívia, construção de eclusas no Rio Madeira, do gasoduto Urucu-Porto Velho e das pontes entre Brasil e Bolívia e entre Porto Velho e Manaus, restauração e ampliação de rodovias federais e estaduais
- Outros projetos envolvem a exploração sustentável de recursos, a instalação de tanques para a aquicultura nos reservatórios de Santo Antônio e Jirau e a criação de uma zona de processamento de exportação em Porto Velho - assinalou.
Em aparte, o senador Pedro Taques (PDT-MT) elogiou o pronunciamento do colega e aproveitou para informar que a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado debaterá em breve a viabilidade da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste. Raupp acrescentou que vai lutar para que esta ferrovia chegue até o Rondônia, beneficiando o escoamento da produção de grãos de vários estados brasileiros.
22/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp comemora licença de instalação da Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira
Valdir Raupp afirma que hidrelétrica de Jirau ficará pronta no próximo ano
Raupp pede cumprimento da data de leilão da obra da hidrelétrica de Santo Antonio
Raupp comemora anúncio do leilão da energia elétrica da futura Usina de Santo Antônio
Valdir Raupp ressalta importância de hidrelétrica no Rio Madeira
Hidrelétrica Santo Antônio deve entrar em operação até março, diz construtora